Mostra Pedagógica do CMB inclui a arte em suas variadas linguagens

Mostra Pedagógica do CMB inclui a arte em suas variadas linguagens

A manhã de sábado (20) foi de conhecimento, arte e cultura no Colégio Madre Bárbara – Rede ICM. A Mostra Pedagógica 2021 do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, realizada com estudantes do 1º ao 5º ano, contou com a temática: “Arte: Tecendo Saberes”, onde cada turma escolheu uma das linguagens artísticas para expor/apresentar.

As linguagens envolviam: música podendo ser vocal, instrumental e performance, artes cênicas a partir da dança, do circo e do teatro, artes visuais sendo desenho, pintura, mosaico, gravura, escultura, grafite ou fotografia, na arte urbana intervenção, na arte clássica também o mundo moderno e a arte moderna.

A vice-diretora e coordenadora pedagógica dos 1ºs aos 3ºs dos Anos Iniciais, Simone Elisa Faleiro, conta que finalizaram a manhã com o coração repleto de satisfação por unir a arte juntamente ao conhecimento científico. “Sentimos que as famílias estavam empolgadas e felizes em retornar para o colégio, podendo apreciar e prestigiar o trabalho dos filhos. E nosso evento só corroborou com todo o trabalho de excelência que o Madre Bárbara busca no dia a dia”.

Para Simone, é possível através destes momentos perceber todo o potencial da criança. “Temos por princípio oportunizar estas atividades, sejam em sala de aula, para pais ou uma leitura no microfone para própria turma, para que aprendam a lidar com suas emoções. É na escola que essas funções devem ser desenvolvidas e proporcionadas”, salienta a vice-diretora, afirmando que esses projetos são importantes para o desenvolvimento integral e enfrentamento dessas situações que deixam a maioria das crianças ansiosas.

A coordenadora pedagógica dos 4ºs e 5ºs dos Anos Iniciais, Cláudia Rockenbach, conta que a Mostra foi toda pensada para desenvolver o emocional, trabalhado no Programa Líder em Mim. “A arte mexe com as emoções. Queríamos tematizar ela nos seus mais diversos modos, pois após o longo período de pandemia, queríamos resgatar muitas das emoções, que estavam se perdendo”. A Mostra explorou os conteúdos programados, dando ainda mais significado aos projetos realizados em sala de aula. “Além das atividades já pertencentes aos planos de estudo, na Mostra trabalharam autonomia, oralidade, desinibição e ocorreu muita evolução, além do conhecimento”.

Orgulhosa de toda a vivência, Cláudia conta que ao visualizarem o trabalho se construindo e transformando, se emocionaram ao ver se tornar realidade. “Sabemos que estamos no caminho certo e que através da educação será possível transformar o mundo, através das sementinhas plantadas desde a infância”.

Orgulho de profe e mãe

Para a professora Lisania Corbelini, que já faz parte da história do Madre Bárbara há 19 anos, ter uma temática diferente e ousada na Mostra Pedagógica mexeu com a emoção de toda a equipe e estudantes. “Ver o entusiasmo das crianças por estarem no presencial colaborou para a realização dos trabalhos. Eles colocaram ainda mais dedicação e envolvimento”. Nas turmas de 3ºs anos, onde Lisania é professora, ocorreram os estudos do município, onde juntaram o projeto de leitura com a história da cidade, dentro do “Líder leitor em busca da sua história”.

Como mãe da Manuela, que está encerrando um ciclo no colégio em 2022, quando irá para o 6º ano, o orgulho de Lisania se torna triplo: da equipe de colegas, dos estudantes e também da filhota, que se dedicou muito para desempenhar seu papel no “Circo Pirueta” onde os 5ºs anos se apresentaram. “A Manu gosta muito de arte e tem desenvoltura no palco, mas sempre ficamos ansiosos e todos estão de parabéns. Minha família esteve toda na escola para prestigiar os trabalhos”.

Torneio Interno de Voleibol
Afilhados realizam surpresa Pré-Enem para Terceirão