Conheça o método de contação de história silenciosa e seus benefícios

Saiba como esta técnica incrível pode ajudar crianças com autismo e déficit de atenção a desenvolverem a criatividade

Além das aulas pela manhã, duas vezes por semana durante a tarde, a professora Marta auxilia nossas crianças com autismo e transtorno de déficit de atenção (TDAH). Essas atividades acontecem na sala de Recursos Multifuncionais, que é nosso espaço dedicado às crianças com qualquer dificuldade de aprendizagem.

Nesta semana, a professora Marta usou a técnica de contação de história silenciosa com as crianças. Esse método é uma maneira excelente de capturar a atenção dos pequenos e fazê-los interagir com a história, já que usa apenas livros sem escrita, em que a narrativa é construída com gravuras, fazendo com que a criança fixe sua atenção nessas figuras e participe ativamente da construção da história.

O livro usado foi Cabelinho Vermelho e o Lobo Bobo, de Silvana de Menezes. Para realizar a atividade, a professora guardou o livro dentro de uma caixa como se fosse um presente, juntamente com gravuras e desenhos que faziam referência à história contada. Nesse momento, a professora abriu a caixa, tirou as gravuras e pediu aos alunos que tentassem adivinhar qual era a história que seria contada. Imagens de floresta, casa, lobo entre outras foram escolhidas para essa etapa da atividade. Após essa interação, os alunos puderam ver qual seria o livro e a professora começou a contação silenciosa. É nesse momento que a criatividade e a imaginação das crianças é estimulada e, juntos, os pequenos ajudam a criar a narrativa de forma interativa e lúdica.

Logo antes de chegar ao desfecho, no clímax da história, a professora fechou o livro e propôs uma atividade. As crianças, então, tiveram que fazer um desenho que descrevesse como achavam que a história terminaria. Neste momento, é importante deixar as crianças livres para criarem e imaginarem o final. Outra maneira de realizar a tarefa seria propondo para as crianças escreverem ao invés de desenhar. Nesse caso, a atividade escrita poderia ser usada com crianças mais velhas.

Despois de feita a atividade, a professora guardou o livro e disse aos alunos que não terminaria de contar naquele dia, gerando nas crianças ainda mais envolvimento e expectativa para saber o que aconteceria de fato ao final do livro. Esse método faz com que os pequenos se engajem ainda mais com a atividade, deixando-os empolgados e interessados. Assim, os alunos já chegam totalmente entregues à próxima aula.

No segundo dia, após a revelação do final verdadeiro da história, as crianças tiveram que fazer um trabalho artístico que fazia referência ao livro Cabelinho Vermelho e o Lobo Bobo. Foram feitas lindas colagens de imagens de lobo desenhadas pelos alunos, que foram expostas na sala de Recursos Multifuncionais.

Contar histórias é uma excelente maneira de criar vínculos entre educadores e crianças, desenvolver a criatividade, a atenção e as capacidades cognitivas. Em crianças com maiores dificuldades de concentração, os métodos comuns de contação de história podem não ser tão eficientes, pois a dispersão e a falta de atenção são quase certas. A técnica usada pela professora Marta da contação silenciosa fez os pequenos se sentirem ainda mais autoconfiantes em suas próprias capacidades, deixando-os orgulhosos de seus trabalhos

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