A ALEGRIA DE CRIAR UM BRINQUEDO A PARTIR DO LIXO: UMA LIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

Os alunos dos 3° anos “A” e “B”, das Professoras Michela Sassaki e Roberta Kassiane também se divertiram muito ao reutilizarem produtos descartáveis que iriam para a lata de lixo. A proposta era a produção de brinquedos a partir de produtos que seriam descartados e, para concluir a atividade, as turmas organizaram uma exposição dos trabalhos produzidos.
“Foi interessante perceber o quanto eles estavam orgulhosos de suas produções”, comenta a Professora Roberta. Além disso, a alegria e orgulho por terem produzido um brinquedo especial advinham, também, do conhecimento que eles demonstraram ao falar sobre a importância da sustentabilidade ambiental e da tomada de consciência, ao defenderem a importância de que todos adotem ações para minimizar o impacto ambiental do homem sobre o meio em que vive.
Ao final da atividade, pensando que eles não se interessariam tanto pelo brinquedo, as professoras sugeriram que as crianças os doassem para os estudantes da Educação Infantil, mas eles curtiram tanto a ideia de brincar com brinquedos fabricados por eles, que quiseram levar seu invento para casa.
“Em tempos de predomínio da utilização das mídias digitais para o entretenimento infantil, o fato de as crianças quererem brincar com seus próprios inventos, é algo digno de ser comemorado”, orgulha-se a professora Michella.

   

 

DO LIXO AO LUXO: UTILIZANDO O PRINCÍPIO DA REUTILIZAÇÃO PARA APRENDER A PRESERVAR
EDUCAÇÃO INFANTIL ENCERRA ATIVIDADES COM BOLO DE CHOCOLATE E MUITO CALOR HUMANO