DO LIXO AO LUXO: UTILIZANDO O PRINCÍPIO DA REUTILIZAÇÃO PARA APRENDER A PRESERVAR

O cuidado com a natureza e o meio ambiente é uma temática sempre muito valorizada na ENSA. Por isso, na turma do terceiro ano “C”, os conteúdos trabalhados ao longo do ano, nas aulas de Geografia, culminaram em uma mostra de brinquedos produzidos a partir da reutilização de materiais descartados no lixo.

Segundo a Professora Luana Margatto, a proposta do trabalho era colocar em prática o princípio da reutilização, um dos 4 Rs da sustentabilidade. Para isso, os estudantes deveriam reutilizar alguns materiais que seriam descartados no lixo para novas finalidades, tornando-os úteis por mais tempo e, diminuindo assim, a quantidade de resíduos descartados e evitando o consumo de novos produtos, sem necessidade.

“Não faltou engajamento e criatividade por parte dos alunos. Consumo consciente, diminuição do desperdício, responsabilidade social e sustentabilidade foram apenas alguns dos assuntos abordados com propriedade pelos alunos, durante o trabalho, comprovando que a atividade prática ajudou a consolidar os saberes já construídos ao longo do ano”, constata a professora.

Com atividades assim, os estudantes têm a oportunidade de criar novos hábitos, em sinergia com o Planeta Terra, fazendo a diferença no meio em que vivem.

 

lu

“Tá com sede? Bebeu água?” Como alguns alimentos podem ajudar na saúde e na hidratação do corpo humano
A ALEGRIA DE CRIAR UM BRINQUEDO A PARTIR DO LIXO: UMA LIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE