ENSA cria Ciranda de Leitura para resgatar e valorizar a leitura convencional

 A Escola Nossa Senhora Aparecida lançou na última semana o projeto Ciranda de Leitura. A coordenação da escola relata que o projeto vai além do incentivo à leitura. Ou seja, a Ciranda de Leitura é um conjunto de ações para atrair o aluno ao universo da biblioteca, do livro físico, do resgate ao prazer e a valorização da leitura convencional.

De acordo com Sueli Sanches, coordenadora pedagógica da ENSA, há uma redução no número de crianças e jovens interessados pelos livros, especialmente diante de todas as possibilidades oferecidas no ambiente virtual. E isso pode ser alarmante em dois aspectos: na qualidade e verossimilidade do que se lê e na forma como a norma culta da Língua Portuguesa é empregada. “Isso não significa que a Ciranda seja rejeitar o que é digital, todo o contrário. A Internet, sem dúvidas, é uma revolução incrível em nossos tempos. Mas garimpar qualidade na rede é um desafio proporcional a essa revolução, e o modo como a leitura do hipertexto (texto com vídeo e imagens integradas) é realizado pode prejudicar a relação do leitor e a compreensão textual relações entre diferentes textos.

Entre as metas do projeto estão a ampliação do vocabulário, a otimização do potencial cognitivo e criativo do aluno, a realização de atividades em grupo com o compartilhando de emoções, o exercício criativo da fantasia e da imaginação, a oportunidade de ampliar conhecimentos sobre a literatura nacional, entre outras.

Na ENSA os alunos são incentivados a ler no laboratório de informática semanalmente. Na mesma proporção, o projeto oferecerá estímulo equivalente por meio da troca de livros na biblioteca. No período em que eles realizarem a leitura em casa, os alunos farão a análise da obra e, quinzenalmente, o professor fará a leitura e a correção das análises ou a reescrita, caso necessário. Também serão ofertadas cirandas de leitura ao ar livre, atividades lúdicas como contação de histórias, encenação, etc., todas com o direcionamento do educador. “A escola, em seu papel formativo, percebe a necessidade de contribuir no reconhecimento e valorização às diferentes manifestações artísticas, culturais e tecnológicas. E não é porque estamos na era digital é que devemos ignorar o analógico. Tanto um meio quanto o outro oportunizam a formação crítica e emancipadora, valores preconizados em nosso Projeto Educacional. A Ciranda de Leitura  é outra iniciativa que amplia o incentivo a esses valores”, complementa Sanches.

O projeto Ciranda de Leitura finaliza seu primeiro ciclo em dezembro de 2019.

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