Projeto incentiva crianças do Jardim I-B a lidar com os sentimentos e emoções

As crianças que recém ingressam na escola têm o desafio da adaptação, que inclui novas atividades, diferentes espaços e pessoas, além das regras que podem ser diferentes das do convívio familiar. Sem dúvidas é um momento estressante, e as crianças podem expressá-lo com choros, mordidas e outros conflitos.

Para ajudar os alunos do Jardim I-B a lidarem com os sentimentos e emoções desta etapa, no início do ano foi desenvolvido o projeto “Quem Morde é Cachorrinho, Criança Faz Carinho” e que terá seguimento até o final do ano. “O objetivo é dialogar sobre o tema com frequência, por meio de histórias, regrinhas – em que elas participam e ajudam a criar -, e com atividades artísticas”, explica a educadora da turma, Camila Zanutto.

O projeto teve como ponto de partida a história de Joyce Rosset “Mordida não, Napoleão!”, sendo uma estratégia para os alunos entenderem a diferença entre a mordida e o carinho. Após as sessões de leitura, os pequenos ajudaram a confeccionar um cãozinho com caixa de papelão e um painel com as regrinhas, ajudando-os a recordar que morder não pode!

Vamos aprender os números?
Feliz dia do coordenador pedagógico