Abertura do Ano do Bicentenário de nascimento da Bem-aventurada Bárbara Maix

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria vai celebrar os 200 anos de nascimento de sua fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix. Na terça, 27, uma celebração dará abertura às comemorações do evento “Ano Bicentenário de nascimento – Um projeto de vida e esperança”. Em 2010, Madre Bárbara Maix se tornou a primeira mulher a ser beatificada no Rio Grande do Sul.
A partir da celebração, até o mês de junho de 2018, a Congregação promoverá uma série de ações para celebrar o legado deixado pela fundadora. Estas ações perpassarão todas as obras  – unidades de ensino e de assistência social – e as comunidades missionárias presentes no Brasil, Itália, Argentina, Angola, Moçambique, Paraguai, Haiti, Venezuela e Bolívia. O encerramento está programado para o dia 23 de junho de 2018, com missa no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.
No Colégio Imaculada Conceição, ocorreram três momentos de celebração. No turno da manhã, no primeiro momento, reuniu-se a Educação Infantil ao 5º. ano e, após, ao alunos do 6º ano ao Ensino Médio. No turno da tarde, alunos da Educação Infantil ao 5º ano também fizeram o seu momento de reflexão. Em comemoração, todos os alunos receberam pipocas e um recreio estendido.
Em mensagem para a celebração de abertura, a Congregação afirmou: “A semente lançada por Bárbara continua germinando e dando muitos frutos nos diversos espaços de missão onde as Irmãs estão presentes. Tudo é graça, tudo é dom”.
Bárbara Maix nasceu no dia 27 de junho de 1818, em Viena, na Áustria. Pela sua disposição em fundar uma ordem religiosa foi perseguida. Em 1848, acolhendo a Vontade de Deus,  mudou-se para o Brasil. No ano seguinte fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Dos 25 anos em que viveu no Brasil, 14 foram vividos no Rio Grande do Sul, onde se dedicou ao serviço dos mais  pobres, especialmente as crianças órfãs. A religiosa faleceu no dia 17 de março de 1873 com fama de santidade.
Em 2010, após o Vaticano reconhecer o milagre atribuído à sua intercessão junto a Deus, Madre Bárbara foi beatificada no dia 06 de novembro, em celebração realizada no Gigantinho. Desde então, os devotos a ela recorrem pedindo e alcançando graças e bênçãos para suas vidas. Para que seja declarada santa, é preciso a ocorrência de mais um milagre aprovado pelo Vaticano.  (Adaptação do texto de Magnus Regis)

 

 

Banda Marcial do Colégio Imaculada Conceição apresenta novos instrumentos musicais à comunidade dois-irmonense
Turma 22 – Projeto Virtudes