Durante esta semana, está ocorrendo o Encerramento dos Itinerários Formativos e Eletivas do primeiro semestre do Ensino Médio. Na quarta-feira (10.07) diversas aulas especiais foram organizadas pelos professores e professoras. Os estudantes estão de parabéns pela dedicação nas propostas e desafios. Confira um pouco o que aconteceu:
A sociedade em rede e movimentos sociais foi tema do produto final da Eletiva Cultura e Identidade, desenvolvida com estudantes das segundas séries do Ensino Médio, sob a orientação da professora Juciane Sehn da Silva. Com o desafio de criar uma performance sobre um movimento social contemporâneo, a partir da proposta de identificação do grupo, investigação científica, apropriação de referencial bibliográfico e teórico, fundamentado na categoria “sociedade em rede”, elaborada pelo sociólogo Manuel Castells, os estudantes produziram duas performances que retrataram o movimento operário e o movimento ambientalista, sob um olhar crítico e analítico, a fim de compreendê-los dentro da concepção de cultura e identidade, como fonte de significados e experiências coletivas.
No Itinerário Aprendizagens Interculturais, estudantes das terceiras séries do Ensino Médio foram desafiados a elaborar cartografias sociais urbanas, a partir da análise de dados qualitativos e quantitativos da cidade de Lajeado e região, relacionando-os ao direito à cidade, categoria proposta pelo geógrafo David Harvey, com o objetivo de desenvolver um olhar crítico e analítico sobre a realidade na qual estão inseridos. O Itinerário foi orientado pela professora Juciane.
O Itinerário de Investigação Forense: interface entre ciência e fatos convidou o Promotor de Família e Improbidadem substituto na Especializada, saúde, infância, consumidor, meio-ambiente e patrimônio histórico-cultural, João Pedro Togni, que falou sobre legislação, código de processo civil brasileiro, sobre a área de atuação e possibilidades no mundo do trabalho.
Ocorreu também a apresentação dos projetos finais da eletiva Eficiência Energética: entre o passado e o futuro e na eletiva de Gamificação, os estudantes contaram com a presença de Lorenzo Kauffmann, ex-aluno do Colégio Madre Bárbara, que hoje atua como programador de jogos para uma empresa alemã. Lorenzo, além de prestigiar os jogos criados pelo grupo de alunos, pontuou diferentes aspectos relacionados à sua formação e área de atuação.
Os Itinerários de Moradias – Espaços, Formas e Impactos Sociais e A História das Cidades e os Desafios Urbanos e Contemporâneos – realizaram seu encerramento apresentando a proposta de projeto “Residência Segura e Bairro Resiliente” para os professores envolvidos, juntamente a Arquiteta Sarita Dalpian Tiecher, que além de avaliar os trabalhos, trouxe apontamentos significativos.
Para o encerramento do Itinerário de Minhas Finanças – Gestão e Investimentos, os alunos foram desafiados a apresentar um Painel Informativo, que teve como título “Fortalecendo sua saúde financeira”.
O itinerário de Jornalismo Digital encerrou com um bate-papo com os jornalistas Renata Leal e Tiago Wietholter, que compartilharam com os estudantes as razões de suas escolhas pelo Jornalismo, além de suas experiências profissionais.
Já a turma da eletiva de Canção popular e literatura do século XX e XXI encerrou sua jornada apresentando o trabalho Biografia de um migrante, por meio do qual apresentaram histórias reais de migração, inspirados nas obras modernistas lidas ao longo do semestre.
Mais alguns itinerários estão se despedindo durante a semana. No retorno das férias escolares, os estudantes conhecerão novos itinerários.