O Colégio Madre Bárbara faz parte da Rede ICM de Educação e Assistência Social. É uma instituição escolar mantida pela Sociedade Educação e Caridade – Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que segue suas ações segundo o projeto de Jesus Cristo. O Colégio, através deste projeto, que tem como prioridade a opção pela pessoa humana, atualiza e dá continuidade à pedagogia de Bárbara Maix, fundadora da Congregação.
O Colégio Madre Bárbara está situado em Lajeado, Rio Grande do Sul, e foi fundado em 30 de janeiro de 1897. Desde então vem se empenhando em formar cidadãos responsáveis com valores essenciais para a vida.
Além disso, o Colégio proporciona várias atividades extraclasse, no turno da tarde, tais como: futebol, teatro, música, vôlei, patinação, dança, entre outras. Busca sempre oferecer um ensino qualificado, priorizando todas as áreas do conhecimento humano.
O Colégio Madre Bárbara conta com a presença e o trabalho das Irmãs e com um grupo seleto de Professores e Funcionários sempre engajados em oferecer um ambiente escolar agradável, onde histórias de vida e conhecimentos estão em permanente harmonização. Conta também com o apoio e participação atuante da APM (Associação de Pais e Mestres), do Grêmio Estudantil (Gembar) e Conselho de Professores.
O Colégio tem mais de alunos, recebendo a mesma formação que o Colégio Madre Bárbara sempre colocou como meta: a formação humano-cristã e a formação acadêmica que levem seus alunos a serem cidadãos atuantes, responsáveis e comprometidos na transformação da sociedade, para que esta seja mais justa e fraterna.
Atualmente o Colégio Madre Bárbara oferece os seguintes cursos:
• Educação Infantil
• Ensino Fundamental
• Ensino Médio
História
A convite do povo de Lajeado, sete Irmãs vieram para a cidade no dia 30 de janeiro de 1897. Já no dia 8 de fevereiro iniciaram-se as aulas com 140 alunos matriculados na então Escola Sant ‘Ana, tendo como primeira diretora a Ir. Maria Clementina Jaeger.
Com a aprovação do Curso Ginasial, em 1939, a Escola Sant ‘Ana atendeu somente meninas, pois os meninos foram atendidos pelo Colégio São José(Maristas). Em 1980 voltou a abrir matrículas também aos meninos.
Em 1941 foi criado o Curso Complementar (formação de professores) que em 1943 foi transformado no Curso Normal. O Madre Bárbara foi a primeira escola com Curso Normal no interior do Estado e já formou mais de 1.900 professores. A partir desta data houve a troca do nome da instituição (Escola Sant’Ana), que passou a se chamar Escola Normal Madre Bárbara.
Em 1975 foi criado o Curso Técnico em Enfermagem que funcionou por dez anos, formando mais de 250 enfermeiros e, em 1990, foi criado o Científico, atual Ensino Médio.
Em virtude da LDB Lei nº 9394/96, a Escola passou a denominar-se Colégio Madre Bárbara.
Missão: Atuar na Educação, Saúde, Assistência Social e na Pastoral, defendendo e promovendo a vida, a inclusão social e o exercício da cidadania.
Visão: Ser Instituição de referência na defesa e promoção da vida.
Princípios:
• A vida como prioridade – Biocentralidade, solidariedade e justiça social;
• Compromisso com o/a empobrecido/a;
• Visão sistêmica – gestão em rede relações humanas, éticas e inclusivas;
• Vivência do perdão-reconciliação.
O Colégio Madre Bárbara, como as demais escolas pertencentes à Sociedade Educação e Caridade – Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, segue em sua prática diária o que prescreve o Projeto Educativo/ICM, elaborado com a participação de todos(as) os(as) educadores(as), segmentos de pais e educandos(as). Este, tem em vista a pessoa humana que queremos ajudar a formar e a sociedade que queremos construir, a partir dos princípios legados por Bárbara Maix, fundadora da Congregação. Nele estão contemplados os objetivos, planejamento, metodologia, avaliação e programações, de médio prazo, reavaliadas e reformuladas a cada seis anos.
Iluminado pelo Projeto Educativo, o Colégio Madre Bárbara tem por objetivo proporcionar atividades e situações que favoreçam o desenvolvimento integral da pessoa, a prática de relações interpessoais, a abertura para o exercício de valores cristãos, éticos e sociais, a fim de vivenciar a proposta evangélico-libertadora de Jesus Cristo.
O Colégio possui alguns objetivos específicos, entre eles:
1. Humanizar e personificar o educando, desenvolvendo plenamente o seu pensamento, suas habilidades e sua liberdade;
2. Assumir a educação como processo de libertação, de apropriação e construção do conhecimento a serviço do bem comum;
3. Cultivar e vivenciar os valores evangélicos, comprometendo-se com a promoção da justiça e da dignidade humana;
4. Assumir uma prática transformadora em sua organização global que inclui, sobretudo, as relações, a metodologia, os conteúdos, a avaliação e as pessoas envolvidas no processo, conforme Projeto Educativo da Mantenedora;
5. Buscar a compreensão da realidade, assumindo um posicionamento crítico frente à mesma;
6. Enfatizar o desenvolvimento das operações mentais mais complexas e o pensar crítico;
7. Abrir-se à comunidade e às necessidades de cada momento histórico;
8. Exercitar o Processo de Planejamento Participativo.