Na sexta-feira (26) a forte chuva não atrapalhou aqueles que quiseram se informar mais sobre os cursos e opções de mercado de trabalho. O Colégio Madre Bárbara realizou a 17ª edição da Feira das Profissões contando com mais de 60 diferentes cursos e áreas de atuação e 11 Universidades parceiras, além dos expositores. O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo da escola.

As orientadoras educacionais, responsáveis pela organização do evento Anice Nunes e Odete Spessatto afirmam que escolher uma profissão exige maturidade para descobrir gostos pessoais, habilidades e também coragem para apostar em um mercado de trabalho, sempre em evolução. “Nesse caminho, há uma longa investigação a fazer. O Programa de Orientação e Informação Profissional, oferecido para os alunos do Colégio Madre Bárbara, contempla muitas atividades para auxiliar o adolescente no caminho das suas escolhas e uma delas é a Feira das Profissões”, contam.

Conforme Anice e Odete a escolha profissional gera muita ansiedade nos adolescentes, pois não sabem se escolhem algo que tenha a ver com as matérias que gostam, com o retorno financeiro ou com o campo social e além dessas dúvidas, precisam estar informados sobre as tendências do mercado de trabalho. “É preciso que a escolha seja orientada. Na Feira das Profissões do Colégio Madre Bárbara, os jovens tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e buscar auxílio para suas escolhas”. As orientadoras entendem que o assunto é bastante complexo, pois está diretamente ligado as expectativas de vida do jovem. “Eles precisam apostar nas escolhas, pois estão buscando o novo, ampliando alternativas e possibilitando novos conhecimentos”, contam.

O Programa de Orientação e Informação Profissional do Colégio Madre Bárbara, continuará durante todo o ano. Já foram realizadas algumas atividades, entre elas, teste Vocacional, mesas temáticas sobre profissões coordenadas pela Univates, atividades do Projeto Laços Afetivos e a Feira das Profissões. Ainda ocorrerão visitas em Universidades, palestras e painéis sobre profissões.

Decisão sobre o futuro

A aluna Camila Silva (17) estava em dúvida entre os cursos de moda e biologia, mas está quase decidindo a escolha, depois de visitar a Feira das Profissões. “Falaram sobre áreas de atuação e gosto muito de biotecnologia, e já me contaram que posso me especializar e fazer até mesmo doutorado na área. Além disso, gostei muito de uma atividade prática realizada em laboratório e acho que vou para essa área”.

Segundo a aluna, o Programa de Orientação e Informação Profissional a ajudou muito, pois pode conhecer o mercado de trabalho, as universidades e outros cursos, além de um contato direto com os profissionais.

Oferecendo informações

O casal Fabiano (40) e Cristiana Terra (34), pais dos alunos Lucas e da Ana são veterinários e puderam contar sobre o curso e área de atuação deles. Eles fazem programa nutricional para produção de leite de vaca. Eles se especializaram nessa área. Um deles trabalha em uma multinacional responsável por leite e outro em uma cooperativa, que produz ração para a vaca produzir leite. “Muito bacana, fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas que participam na Feira. Os jovens precisam tomar a decisão e aproveitar esses momentos para fazer a escolha mais cedo”, conta Fabiano.

Cristiana aprova a iniciativa escola e confessa que ficou feliz com o convite. “Trabalhamos com o que gostamos e precisamos mostrar. Muitos têm visão restrita sobre a veterinária e o campo de atuação é muito grande. Além disso, temos muito mercado no Vale do Taquari”, diz a veterinária.

A também mãe da escola gosta da oportunidade que o Madre Bárbara oferece aos jovens. “Depois que entram no curso é fundamental que tenham conhecimento do mercado de trabalho, as vantagens e desvantagens. Com o Programa eles podem ir mais certeiros no futuro, vai ser ótimo ver Lucas e Ana passarem por essa experiência”, diz a mãe.

Univates parceira

A gerente de marketing da Univates Diana Di Domenico destaca que para a Univates é extremamente importante estar presente na Feira do Colégio Madre Bárbara por ser tradicional na região e trazer alunos não só do Madre Bárbara mas de todo o município e região. “Realmente é mais uma oportunidade de contato com esse público para passar informações dos cursos, que é nosso grande objetivo. Queremos munir o aluno para esse momento importante da escolha profissional mostrando as graduações e cursos técnicos”, conta.

Universidades Parceiras

Entre as universidades parceiras estiveram: UNIVATES, UERGS, UNISC, ESPM, UFSM, UCS, ULBRA, IFSUL, FEEVALE, UNOPAR e LA SALLE.

Expositores

Profissionais e estudantes dos mais variados segmentos de trabalho, entre eles: Cursos Técnicos Univates, CIEE, Instituto Mix de Profissões, Cultural Instituto de Idiomas, Escola Ensino, Método Medicina, S7 Study, Yázigi, Free Intercâmbio, World Study, CCAA Curso de Inglês e Espanhol, SENAI e SENAC.