A criatividade se faz presente até nos projetos científicos. Que chocolate é a tentação de muita gente todos sabem, mas o grupo ousou e criou chocolate em tubos. Cinco alunos do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Madre Bárbara decidiram inovar com um produto para a Mostra Científico Pedagógica que será realizada em novembro na escola. O nome da marca é “Chocolat Pipe” que em português significa Chocolate em Tubo. O grupo buscou fazer o trabalho sobre empreendedorismo jovem e foi em uma viagem de lazer para Santa Catarina que todos juntos escolheram o chocolate como produto. Pensando na inovação da embalagem sugeriram o tubo e foi então que nasceu o espírito empreendedor em jovens garotos de 12 anos.
A inauguração simbólica da empresa ocorreu essa semana na sala de vídeo do Colégio e contou com a participação da diretora Maria Elena Jacques que auxiliou no corte da fita de lançamento, a coordenadora de curso Regiane Pretto, a orientadora educacional Odete Spessatto e a Irmã Anita Dal Piva que fez a mensagem e a bênção, além dos professores. Após o lançamento oficial da marca os alunos comercializaram o produto e conquistaram os clientes.
O grupo é composto pelos alunos Arthur Corbellini, Bento Gabriel Koefender, Caetano Lopes, Giovane Cardoso e Theodoro Mello. Segundo o pequeno empreendedor Arthur, a empresa baseia a lucratividade na produção de bisnagas de brigadeiro e branquinho. O aluno destaca que para definirem os sabores da produção, realizaram uma pesquisa de mercado com algumas turmas do Colégio e no resultado a preferência foi pelos dois.
A validade das bisnagas vai até o início de novembro e o jovem salienta que é possível colocar na geladeira para ficar mais consistente. “Fizemos uma quantidade maior pois não sabíamos que conseguiríamos vender todos no primeiro lote. O estoque acabou! Mas quem ainda não provou iremos produzir mais e poderá experimentar na Mostra Pedagógica do CMB”, conta. O chocolate em tubo está à venda no valor de R$ 3,00.
O aluno afirma que com certeza após essa inovação, ao menos um do grupo irá seguir na carreira do empreendedorismo. A Mostra do Colégio ocorre na noite de 17 de novembro.
Orgulho Doce
A orientadora do projeto foi Eliana Scherer, professora de matemática que esteve com os alunos desde os primeiros passos até a realização do projeto. Conforme ela, os alunos pesquisadores, demonstraram características empreendedoras que foram despertadas desde cedo. Para o sucesso do negócio, foram essenciais o trabalho em equipe, comprometimento, responsabilidade, criatividade, iniciativa, inovação, leitura, orientações, pesquisa e planejamento. “O grupo desenvolveu um plano de negócios, a fim de alcançar as metas. A inauguração da loja “Chocolat Pipe” e a comercialização dos docinhos na bisnaga, foram algumas das etapas previamente planejadas”, diz Eliana, que percebeu na pesquisa de satisfação dos clientes que os resultados superaram as expectativas. “Os alunos colocaram em prática os seus conhecimentos, tornando o trabalho significativo e enriquecedor. Foi muito gratificante ver o encantamento deles”.
A pesquisa dos jovens leva como tema o “Empreendedorismo: desvendando o segredo do sucesso”. Antes da concretização do negócio, eles identificaram a oportunidade de mercado, definiram o tipo, o nome, os produtos, os serviços, os fornecedores, as parcerias, os clientes, o local de funcionamento, os recursos necessários e as ações de marketing para divulgação do negócio.