A quinta-feira (23) começou com muitos agradecimentos e pedidos de paz. No Dia de Ação de Graças diversas escolas de Lajeado fizeram parte da Caminhada pela Paz nas ruas centrais. Pelo quarto ano consecutivo, a Caminhada busca tocar as crianças, jovens e a população sobre um dia especial aos agradecimentos e preces. Alunos do Colégio Madre Bárbara também participaram na Caminhada e à noite da Missa de Ação de Graças, que esse ano homenageou os 120 anos do Colégio Madre Bárbara e contou com a bela participação do Grupo de Teatro Touchê.
A representante da Pastoral Escolar, professora Carla Markus destaca que o Colégio foi a público para mostrar que agradecer é importante e o educandário segue a formação humana de cada vez mais procurar pelo cultivo do amor, da paz e das relações. “Através desses manifestos e atitudes nós vamos para as ruas, caminhamos e participamos desse momento para agradecer tantas graças que alcançamos e tudo de bom que temos na vida, afinal a vida é o nosso maior presente”, diz a professora.
O Colégio agora conta com um Grupo Jovem e a professora Carla convida os alunos a partir dos sextos anos do ensino fundamental para participarem. “Todos os alunos serão bem-vindos. Esse era um sonho especial que tínhamos de mostrar o protagonismo juvenil, a força do jovem e a unidade que eles têm. Eles devem saber a importância de seus papéis na caminhada da vida escolar”, conta.
O organizador do evento Padre Antônio Puhl relembra que a iniciativa da caminhada pela paz foi do Colégio Madre Bárbara em uma avaliação há quatro anos. “Foi então que achamos interessante chamar os jovens para irem à rua, afinal eles são dinâmicos, caminham, pulam, dançam, se manifestam e levam a mensagem de vida para os outros”. O Padre afirma que agradecer desse jeito é muito importante e o simples fato de irem para a rua, faz com que levem uma mensagem linda pela cidade. “Não guardamos a paz. Nós construímos e somos apóstolos dela. Levar a paz para os outros é tão grande e no mundo de hoje uma necessidade”.
A aluna do 1º ano do Ensino Médio Marina Finke (16) afirma que a caminhada de estudante costuma ser corrida e esse é um momento especial de parar e agradecer pelas coisas boas. “Às vezes só vemos o lado ruim das coisas e reclamamos. Esse é um momento para agradecermos. Essa união dos colégios também é muito interessante”, diz. Marina faz parte do novo Grupo Jovem do CMB e para ela será importante para integrar e aproximar as turmas do Colégio, independente das idades.