A entrada na escola representa um importante momento para a família e para a criança. A criança vai conviver em um novo ambiente, onde aprenderá a dividir espaços, brinquedos e afetos. O papel da escola não é ser um substituto dos pais, mas suplementar e ampliar o papel que, nos primeiros anos da criança, só os pais desempenham, estendendo os vínculos para além da família. Para a criança, a escola fornece oportunidades para uma profunda reflexão pessoal com outras pessoas que não são os seus pais. Separar-se dos pais e ir para a escola é uma experiência intensa que envolve perdas e ganhos, exige e promove crescimento. A criança que vai a primeira vez para a Educação Infantil, não tem muita noção do que vai encontrar, apenas confia nos seus pais. Tem como referência, experiências anteriores de separação e a segurança de que ela fica sozinha por um tempo, mas os pais retornam. Algumas alterações em sua rotina também podem acontecer, independentemente de a criança estar bem na escola ou não, como: problemas alimentares, mudanças no sono ou mesmo demonstração de ressentimentos com os pais, manhas, birras e desafios de limites anteriormente estabelecidos.

Algumas dicas para vocês!

1) Incentive a criança
É fundamental incentivar a criança de que a escola é um lugar legal e seguro, onde ela irá brincar e encontrar vários amigos. Em vez de dar longas explicações, seja breve para não deixar a criança ansiosa. Também é legal quando os pais contam histórias de como foi o seu primeiro dia de aula para estimular uma conexão com os pequenos e a curiosidade de como será o deles.

2) Passe segurança
A criança que percebe o sofrimento e a insegurança dos pais vai ter dificuldade para se separar e se adaptar ao novo ambiente. É fundamental que os pais se tranquilizem e expliquem que o processo de ir à escola é comum para todas as crianças, assim como fazem os adultos, que vão ao trabalho diariamente. Além disso, é legal sempre reforçar o prazer proporcionado pelas brincadeiras e aprendizados. E lembre à criança que vocês estarão juntos em breve novamente.

3) Faça uma despedida segura e sincera
Tente não sair sem se despedir da criança ou escondida. Isso pode gerar um conflito emocional muito forte nos pequenos. Outro detalhe importante é que a criança deve ser levada “caminhando” e ser entregue ao responsável da escola, pois é sempre mais difícil sair do colo de alguém conhecido. E no final não se esqueça de comentar que está deixando-a na escola, mas que logo mais voltará para buscá-la.

4) Tenha paciência
O início das aulas é uma fase rica e ao mesmo tempo tumultuada. A adaptação da criança a um ambiente novo requer tranquilidade. Afinal, toda mudança exige tempo e ter paciência é fundamental para encarar essa nova fase de adaptação. O período de adaptação é muito importante na vida de uma criança, pois é o primeiro passo rumo à independência em relação
aos pais. É a construção de um espaço próprio, que marcará os próximos anos de sua vida. Portanto, comemore essa data com seu filho e faça desse dia uma memória feliz que fique marcado para sempre.

A equipe de trabalho do Colégio Madre Bárbara sente-se envolvida com a confiança depositada pela família nesta importante etapa da vida de seu (a) filho (a). Um belo trabalho iniciou e nosso
compromisso cresce à medida que os vínculos são fortalecidos.

Atenciosamente,
Direção, coordenação e professoras.