Os alunos das turmas do 1º a 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Madre Bárbara apresentaram as pesquisas na Mostra Científico-Pedagógica realizada na noite da última sexta-feira (9). Foram abordados quatro temas na apresentação: Consumismo, Produtos industrializados x Embalagens, Sustentabilidade e Poluição das Águas. As apresentações foram realizadas nas salas de aula e em espaços da escola. Além dos trabalhos nas turmas, o Turno Extracurricular também expôs as atividades desenvolvidas pelas crianças.

A coordenadora pedagógica Simone Faleiro afirma ser fundamental que desde cedo os professores estimulem os alunos a desenvolver as habilidades e competências. “Nós sabemos que as crianças têm muito potencial e enquanto escola devemos aproveitar essas habilidades”. Conforme Simone, o trabalho de pesquisa colabora com o que a Rede ICM desenvolve e proporciona nas escolas, que é um ambiente desafiador onde aluno é protagonista e autônomo. “As pesquisas têm muito dessas características. O professor lança o desafio ou até mesmo surge do próprio grupo de crianças e toda a turma se envolve com o projeto”.

A Mostra Científico-Pedagógica permite que toda a comunidade escolar veja, ouça e verifique as habilidades das crianças. Os alunos do 1º ao 5º ano utilizaram microfone e foram desafiados a falar em público. “Quanto mais os colocamos nessas situações enquanto pequenos, ensinando e mostrando caminhos, mais teremos jovens e adultos protagonistas, buscando novos desafios”, diz.

Pequenos protagonistas

A aluna Manuela Corbellini do 2º ano do Ensino Fundamental adorou participar da Mostra. Segundo ela, foi uma grande aventura. “Pesquisei sobre lugares públicos como o depósito de lixo. Aprendi que as pessoas não cuidam do lixo e que temos que melhorar isso para ter um mundo melhor”, diz.

Para Isadora Severo do 5º ano a pesquisa foi sobre o consumo desenfreado, quando as pessoas compram em excesso. “Aprendemos que quando a pessoa tem a doença de comprar tudo o que vê pela frente, isso gera ansiedade e depressão. Foi muito boa a experiência de participar da Mostra. Me senti nervosa no início, mas foi legal poder ensinar sobre o assunto para meus familiares”.

O futuro do planeta

Tanise Moraes é mãe do Caetano do 3º ano. Ela gostou muito de apreciar os alunos na Mostra. “Eles aprendem desde cedo sobre a separação do lixo, até a plantação, irrigação. É muito importante que já saibam todas essas informações desde pequenos, para que sejam jovens e adultos mais conscientes”, conta.

O pai da aluna Eduarda do 5º ano ficou feliz em ver os alunos envolvidos com temas tão importantes para a humanidade. “Eles já sabem como preservar o meio ambiente. Afinal as crianças são o futuro. Elas que farão com que nosso planeta seja melhor”, afirma o pai ao concluir que as apresentações foram ótimas e conseguiram transmitir a mensagem de maneira natural.

A leitura e o meio ambiente

Há quatro meses, quando a professora do 4º ano Patrícia Krug perguntou aos alunos quem lia jornal e pediu que as famílias comprassem um exemplar por semana para despertar o interesse, surgiu a vontade de conhecer a rotina de jornalistas e da elaboração do jornal. “Fomos até o Jornal O Informativo e descobrimos todo o processo. Após isso o jornal se tornou parceiro do projeto e começou a enviar jornais para uso periódico durante a semana”.

A turma também esteve em Taquari conhecendo o Jornal Taquaryense que ainda é produzido de forma artesanal. “E partindo disso, criamos o jornal mural chamado Curioso CMB, quando a turma escreveu reportagens sobre as pesquisas das outras turmas, anunciando os conteúdos nos corredores do Colégio”, destaca a professora ao afirmar que o jornal mural terá sequência após a Mostra e ainda abastecerão um blog com as notícias. “Sempre analisamos a questão da geração do impacto ambiental que o jornal impresso e o on-line causam e ainda os alunos foram desafiados a reaproveitarem o jornal, criando obras de arte junto com as famílias”, diz.