A maravilha das palavras

A manhã de sábado (24) foi de magia e encanto no Colégio Madre Bárbara – Rede ICM. Pais e alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais foram convidados para o “Chá com Leitura”. O momento foi de muita alegria entre alunos, famílias e comunidade escolar.

De acordo com a professora Luciane Abreu o “Chá com Leitura”, organizado por ela e pelas professoras Mara Becker e Marília Junqueira, faz parte do projeto de leitura desenvolvido durante o ano com os alunos, quando as crianças recebem fichas de leitura e jogos de alfabetização para estimularem a fluência leitora das crianças. “Com a pandemia e os estudos domiciliares, tínhamos o desafio de fazer com que esse projeto aproximasse mais os alunos, incentivando a leitura, já que não estávamos presencialmente na sala de aula com eles”, explica.  

Foi então que o livro “O Chá das Maravilhas” entrou em cena. As professoras se inspiraram na história para trazer os alunos novamente a escola. Fantasiadas com personagens dos livros, elas os receberam com muito carinho, seguindo os protocolos de segurança e higienização, e entregaram fichas de leitura, jogos educativos e um cupcake. A partir disso, elas irão trabalhar com esses materiais nas próximas aulas. 

Projetos de Leitura

A coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, Simone Elisa Faleiro, explica que a leitura é um dos aspectos primordiais no desenvolvimento cognitivo das pessoas. Por isso, desde os Anos Iniciais, o Colégio busca desenvolver a leitura das crianças. Projetos como o “Chá com Leitura” dos 1ºs anos estimulam os alunos, e por isso são tão importantes. “É um trabalho que auxiliará em todas as séries seguintes. As turmas de 3º ano, por exemplo, em agosto, realizaram realizaram o Rally Literário ‘Missão Líder Leitor’. E são com atividades de encantamento a leitura, como essas, que nós promovemos o desenvolvimento do gosto por ler. No Colégio Madre Bárbara a leitura é fundamental e indispensável”, fala. 

Devido a pandemia  de COVID-19 o uso da tecnologia é cada vez mais forte, pois a criança não está mais na escola para retirar o livro físico. A coordenadora conta que para continuar o trabalho de estímulo à leitura das crianças, a Rede ICM iniciou uma parceria com a plataforma online “Elefante Letrado”, em que as crianças têm acesso a mais de 500 títulos de livros para lerem em casa de seus computadores, celular ou tablets. E periodicamente as professoras recebem relatórios individuais de cada criança, para que possam gerenciar como está sendo a leitura delas em casa.

Reunião Pedagógica Educação Infantil
Workshop de Estudos sobre Educação Infantil