Na noite desta terça-feira (07), os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM participaram da Live do Youtube com o tema “Variação Linguística: Repertórios do Sul”. A atividade fez parte do Projeto de Pesquisa Variação Linguística, realizado na disciplina de Língua Portuguesa da professora Aline Konrath. Foram apresentados três trabalhos de pesquisa, que representaram as turmas: Alemão Hunsrückisch X Alemão Hochdeutsch, Variação na pronúncia do S e R nos estados da região Sul e Sudeste do Brasil e Mosaico Linguístico do Brasil: Regionalismos do Sul e Sudeste.

As reflexões foram feitas sobre o tema da variação linguística, parte fundamental da cultura de cada um. A professora Aline conta que antes, a forma de socializar o conhecimento produzido seria através de apresentações no espaço escolar e em tempos de pandemia, a live é uma forma de mostrar para a comunidade escolar a potencialidade dos estudos dos alunos. “Diante da qualidade das pesquisas elaboradas pelos alunos do 1º ano, a Live se constituiu como um meio para divulgar com a comunidade esses resultados. Havia o desafio, mas os alunos foram receptivos e aceitaram realizar essa apresentação nesse formato diferente”, diz a professora.

A aluna Alice Becker Delwing de 15 anos gostou muito do trabalho sobre variação linguística quando o grupo se responsabilizou por apresentar o tema: Alemão Hunsrückisch X Alemão Hochdeutsch. “Gostei bastante do trabalho. As pessoas entrevistadas foram meu irmão, Lucas, e minha mãe, Dirce, e pude aprofundar meus conhecimentos dentro de um assunto que sabia um pouco, mas me agregou muito”. Para a aluna, a apresentação online foi bem diferente e por ser uma novidade, acabou sentindo um nervosismo maior, com receio de que pudesse ter algum problema de conexão. “O grupo se ajudou, e a professora ofereceu muito apoio. Adorei a experiência e gostaria de participar mais vezes de lives como essa”.

Segundo Alice, os estudos domiciliares buscaram uma grande adaptação, pois a pandemia iniciou quando estavam retomando das férias, já em um ritmo de estudo. “Imaginamos que seria pouco tempo de quarentena, mas acredito que aprendemos a buscar o conhecimento e, como alunos, entendemos o quanto é preciso ter força de vontade e uma rotina de estudos”.  Alice conta que os desafios são grandes nos estudos domiciliares, mas parabeniza os professores do Madre Bárbara pela disponibilidade e por demonstrarem tanto interesse em ensinar de todas as maneiras possíveis. “Vamos rezar para que tudo passe o mais rápido possível e logo possamos nos reencontrar”.