Na última semana, os alunos do 1º ano do Ensino Médio participaram de uma experiência interdisciplinar incrível no Laboratório de Ciências da Natureza! Juntos, os professores Silvana Emer (Matemática) e Aliar Jung (Química) conduziram uma aula prática sobre processo de diluição do HCl com mensuração do pH. Dessa forma, os estudantes identificaram o fator multiplicativo na diluição do HCl, sua relação com as escalas de pH e construíram o modelo matemático a partir dos dados representados graficamente onde identificaram um padrão exponencial.
Também constataram que o pH é uma medida da acidez ou basicidade de uma solução e que é calculado por meio do logaritmo negativo da concentração de íons hidrogênio e 💡 descobriram que essa fórmula é o modelo matemático construído por eles.
Com isso, compreenderam que o fator multiplicativo tem a ver com a molaridade e com a escala do pH, facilitando a interpretação dos valores de pH.
Nessa prática, os alunos perceberam a interligação de conceitos e a importância da Matemática para resolver questões Químicas do cotidiano. Com isso, reforçamos nosso compromisso com o ensino ativo e integrado!