O Colégio Madre Bárbara começa o ano de 2017 com celebração. Na segunda-feira (30) o CMB comemora 120 anos de história no Vale do Taquari. Atualmente o Colégio conta com aproximadamente 900 alunos e 137 profissionais. Mesmo nas férias escolares o movimento na escola é grande. Estão sendo revitalizadas três novas salas de aula para a Educação Infantil e a construção de um novo espaço para o setor administrativo: secretaria, tesouraria e contabilidade.
O Colégio também estreou o ano com a nova marca da Rede do Imaculado Coração de Maria, denominada por “Rede ICM de Educação e Assistência Social” que trabalhará de maneira unificada com as 16 escolas e 07 obras de assistência social, levando o slogan: “Comprometida com o Futuro”.
Há 28 anos na escola, sendo oito na direção, Maria Elena Jacques afirma que a agência de publicidade de Porto Alegre buscou com a nova logomarca aproximar a realidade das escolas, mantendo o coração como base de todo o trabalho. A partir disso criaram-se ângulos diferentes que entrelaçados, formam uma rosácea que representa o trabalho coletivo, permeado na espiritualidade. “É uma alegria porque as nossas raízes permanecem. A interpretação continua baseada nos princípios e valores de uma escola receptiva, preocupada com a formação integral do aluno e a nova marca fortalecerá ainda mais a unidade de trabalho”.
Para a diretora, a nova marca torna a rede das Irmãs do Imaculado Coração de Maria mais reconhecida e mais unificada. “Somos muito felizes em poder fazer parte de uma Congregação conceituada, que está voltada a uma educação acadêmica e humanística que é nossa referência. Queremos continuar a fazer parte de todo esse contexto, pois isso nos gratifica muito”, diz a diretora.
A nova marca
A presidente da Rede ICM, Irmã Marlise Hendges conta que com 167 anos de história da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria puderam perceber que com o passar do tempo deveriam inovar. “Buscamos assessoria para fazer planejamento estratégico nos ajudando a ver a importância de trabalhar mais como rede, mais em conjunto. Queríamos uma marca com a mesma filosofia, os mesmos princípios e valores da obra”, diz.
Conforme a Irmã Elenar Luisa Berghahn, vice-presidente e coordenadora do setor de educação essa marca irá ajudar a fortalecer a identidade, criar laços na dimensão da coletividade, amplitude e perenidade do que são e fazem. “As mudanças da sociedade são rápidas e intensas e com certeza a mudança da marca trará essa dimensão da inovação, do conhecimento mais solidificado de um trabalho mais próprio que temos enquanto rede de educação e assistência social” salienta a Irmã, afirmando que a marca traz a dimensão do educar com amor, paixão, garra e coração que é de onde brotam as verdadeiras decisões.
Os responsáveis pela criação da marca, os designers José Antônio Verdi e Nátali Fortes contam que a partir do módulo do coração usaram o elemento da rosácea que representa a união. Com um coração figurativo construíram a rosácea que também está presente no aspecto religioso. A seta representa ascensão e crescimento, somado a parte da rede e o desenvolvimento e inovação. A parte geométrica que o símbolo traz, mostra o lado da razão, educação científica e os três pilares que são: educação, acolhimento e compromisso, que acompanharam todo o processo de criação e ao final quando construído o discurso retomaram as palavras.
Ano comemorativo – Viva aos 120 anos
O Colégio Madre Bárbara surgiu antes mesmo do município de Lajeado. Para a diretora Maria Elena esse é um momento de resgatar história, raízes e tradição. “Tivemos mais de 1.900 professoras que se formaram no curso normal do Madre Bárbara durante 70 anos de existência. Fizemos história no curso técnico de enfermagem e no maternal e esse ano comemoraremos dois anos em que temos a nossa Educação Infantil, atendendo as crianças desde bebês. “A Educação Infantil fortaleceu ainda mais nossa identidade e a sustentabilidade da escola”.
Esse será um ano de comemorações no CMB. Todas as datas festivas irão homenagear o aniversário de 120 anos da escola. No dia 23 de setembro o Colégio realizará um jantar baile alusivo à data. “A cada dez anos queremos continuar a realizar esse baile com objetivo de integrar, comemorar, vibrar e agradecer pelo trabalho realizado por todos”. Maria Elena destaca que a escola jamais quer perder a tradição que é uma das identificações enquanto Madre Bárbara, mas também nunca esquecer a inovação e a qualidade. “Nos preocupamos com o bem-estar, formação, cuidado, qualidade e proposta pedagógica. Ficamos lisonjeados em ver a quantidade de alunos novos cujos pais estudaram na escola, filhos e agora os netos e até bisnetos. Isso é maravilhoso, pois curtem junto e revivem a época em que foram alunos do Madre Bárbara”.
A excelência acadêmica e a humana são trabalhadas constantemente dentro do CMB. A diretora afirma que o trabalho e as exigências foram intensificados e junto com a congregação e consultorias, existe uma força maior que é a coletividade. “Uma de nossas preocupações enquanto escola é trabalhar a integridade do aluno, o eu e a espiritualidade”.
Em mais um ano de trabalho e companheirismo, a diretora agradece a equipe diretiva, as Irmãs, a associação dos professores e funcionários, associação de pais e mestres e grêmio estudantil que são elos de ligação de um trabalho de parcerias. “Só conseguimos esse sucesso graças à colaboração do trabalho e habilidades de cada um. Todas as pessoas são importantes na escola, e juntos fortalecemos toda a estrutura e a funcionalidade do Colégio Madre Bárbara”.
https://www.facebook.com/pg/ColegioMadreBarbara/photos/?tab=album&album_id=509332352483570