Esse ano o Colégio Madre Bárbara realiza 121 anos de história no Vale do Taquari. O CMB é localizado em Lajeado e iniciou os trabalhos voltados à educação em 30 de janeiro de 1897. Hoje a instituição conta com aproximadamente mil alunos e 150 profissionais entre professores e funcionários. Durante as férias, a escola está em reforma. Estão sendo finalizadas seis novas salas de aula, mudanças no refeitório e cozinha, além de um investimento nos quatro andares do Ensino Fundamental. A partir de 2018 o Colégio atenderá também, à tarde, turmas de 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Já a Educação Infantil contará com 26 turmas.
Além de oferecer uma educação de qualidade, o Colégio é conhecido também por consolidar o vinculo entre escola, aluno e família. Maria Elena Jacques faz parte da história do Colégio Madre Bárbara há quase 29 anos. Já atuou como professora, coordenadora de curso, vice-diretora e há mais de nove anos é diretora. Ela destaca que primam em atender a todos com muito carinho, ouvi-los e fazer o possível para melhorar sempre. “Mesmo com todas as mudanças e evoluções tecnológicas, afirmamos que nunca perderemos a essência, os valores e o projeto educativo que é nossa referência dentro da escola”, diz a diretora, afirmando que toda a equipe acredita na concepção de educação e percebe a importância do trabalho integrado com a Rede do Imaculado Coração de Maria (ICM). “Hoje temos uma unidade na questão do pensar e cada escola com sua essência se adapta dentro da realidade. A rede veio somar e fortalecer aquilo que acreditamos”.
A diretora está feliz em perceber que a Congregação confia e reconhece o crescimento do CMB. “Fico grata ao ver que a mantenedora acredita na escola. Teremos um grande investimento da revitalização dos quatro pisos do Ensino Fundamental para oferecer um ambiente mais acolhedor, prazeroso e dar continuidade ao trabalho que iniciamos na educação infantil”, conta.
Para chegar consolidados aos 121 anos, a diretora destaca que em primeiro lugar o Colégio conta com uma equipe diretiva com muita disposição, criatividade e coragem, que é apaixonada pela educação. “Amamos o que fazemos. Durante o ano passamos por muita correria, reformas, preocupações e desafios. Mas vemos que as coisas estão caminhando e pessoas da comunidade reconhecem nosso trabalho”. Maria Elena destaca que a cada conquista vibra e comemora junto com a equipe, agradecida por ter saúde e força para realizar o trabalho na escola. “Agradeço por ter um grupo tão especial e comprometido com essa educação diferenciada. Que tenhamos sucesso em 2018 naquilo que almejamos”, diz.
A vice-diretora, Irmã Anita Dal Piva afirma que o trabalho em equipe é muito produtivo e importante para agilizar a caminhada. Segundo ela, é necessário priorizar a vida e a ciência e assim, colaborar na formação de pessoas conscientes e solidárias, contribuindo na construção de um mundo mais solidário e feliz. “Assumimos o compromisso com a educação e vamos procurar cada vez mais fazer integrações entre equipe, professores e comunidade escolar”. Conforme a Irmã é necessário acolher bem a cada um, desde os pais que visitam ou aqueles pedem esclarecimentos. “Estaremos abertos a acolher e a somar, porque Bárbara Maix só quis isso. Teve sempre em mente a pessoa acima de tudo e queremos dar continuidade, pedindo a Deus que abençoe a caminhada”, diz.
Conforme a Irmã, toda a equipe está entusiasmada com a renovação pedagógica e aprimoramento dos professores, sendo um tema debatido constantemente. “Vemos todos os profissionais dedicados, assumindo o compromisso e sentimos o crescimento diário. Esses espaços que estamos inovando não são só físicos, mas abrimos o coração para acolher todos e Deus vai nos abençoar”, afirma a Irmã, acrescentando que querem formar cidadãos que façam a diferença na sociedade, acolhendo todos com amor, carinho e dedicação.


