Na noite de segunda-feira (04) o Colégio Madre Bárbara realizou o Lançamento da Campanha de Matrículas 2022/2023 para os aproximadamente 200 colaboradores, que estiveram divididos em três grupos e diferentes horários. Com a temática “Redesenhando o Futuro” a Campanha produzida nas 15 escolas e colégios da Rede ICM, espalhados pelo Brasil, apresenta a importância de uma atualização constante e de manter-se sempre pronta para o futuro e todas as novas as tendências e tecnologias que venham a surgir. A Campanha apresenta vídeos de personagens, sendo eles estudantes e professores da própria instituição, que contam através de uma narração como funciona cada nível de ensino e propostas de valores. Também serão divulgados videocards, banners e outros materiais online e offline.

A vice-diretora Simone Elisa Faleiro, que ficou responsável pela apresentação interna no Madre Bárbara, conta que foi uma alegria lançar uma Campanha tão bem pensada, articulada e organizada com todas as unidades de ensino, contando com um conceito estudado pela equipe através do Projeto Pedagógico e Proposta de Valores, também associado ao slogan da Rede ICM: Comprometida com o Futuro. “Nós constantemente trabalhamos com os professores sobre que o que se faz hoje, impacta no futuro dos estudantes. Todo o conteúdo foi abordado de forma dinâmica e diferenciada com uma temática atual, sobre o amanhã, que já é o futuro. Ver o brilho no olhar de cada colaborador com os vídeos e a temática faz com que queiramos cada vez mais fidelizar e captar novos alunos, sabendo a importância de plantar o bem e estar colhendo logo adiante”.

Para Simone, é importante que se possa redesenhar o futuro dos estudantes, das famílias e o próprio futuro dos colaboradores. “Parabenizamos toda a equipe responsável pela Campanha de Matrículas por tanta dedicação em a cada ano aprimorar e qualificar ainda mais as campanhas, apresentando um pouco de cada instituição e mostrando a Rede ICM, além de agradecer às Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria que sabem a importância em investir em comunicação através de uma campanha que já faz história no Rio Grande do Sul e no Brasil, através de todas as nossas escolas. “Queremos motivar toda a comunidade escolar para que juntos possamos continuar fazendo um trabalho em prol do desenvolvimento integral dos nossos estudantes, redesenhando o futuro”.

Conceito da Campanha

O coordenador da Campanha de Matrículas, Alberto Godinho, já está em seu quarto ano à frente da Campanha das 15 escolas da Rede ICM de Educação. Segundo ele, há um dito popular que diz que o “futuro é incerto”, mas na realidade, o futuro é uma tendência e foi por isso que se pensou na temática “Redesenhando o Futuro”. Segundo ele, é possível planejar e construir uma ideia de futuro para nós próprios, para a sociedade ou para a humanidade e em 2020 o futuro de toda humanidade foi redesenhado. “O segmento da educação sofreu grandes mudanças e nós como indivíduos tivemos todos que nos adaptar à uma nova realidade. Desde o início da pandemia já se falava em um novo normal e tivemos consciência de que um novo futuro estava se desenhando, novas tendências estavam surgindo. E hoje sem dúvida estamos experimentando a concretização de tudo isto”, diz.

Godinho afirma que muitas mudanças ocorreram nos últimos dois anos no universo da educação, entre elas algumas tendências que já eram evidentes, foram aceleradas. Mas as demandas por inovações na educação são bem mais antigas do que a pandemia. “A Rede ICM já vislumbrou isto em sua proposta de valores de 2016. E o redesenho do futuro da educação, está estampado em seu slogan comprometida com o futuro, onde em suas propostas e ações, a Rede já vem redesenhando o futuro da educação e de seus estudantes há muitos anos”.

A equipe responsável pela Campanha de Matrículas conta com um diretor de criação, programador, gestor de tráfego e data analytics, um diretor de criação e cena, um diretor de arte, um fotógrafo e uma produtora, redatora e copywriting.

Orgulho de fazer parte

A professora Diana da Costa esteve participando de um dos vídeos, como uma das personagens que representa a Educação Infantil. Para ela, foi emocionante participar da Campanha de Matrículas 2022/2023 onde traduziu o sentimento e a seriedade com que o Colégio faz a educação. “O brilho no olhar das crianças e a espontaneidade revelam o quanto se sentem bem por estarem e serem parte do Colégio Madre Bárbara. Durante as gravações das cenas, tudo aconteceu com muita naturalidade, como parte do que já acontece em nossa rotina diariamente. Não pareciam que estavam sendo acompanhadas e filmadas por uma equipe, acolhendo os profissionais e conversando com eles, mostrando as brincadeiras favoritas e o que gostam de fazer”, conta a professora, ao afirmar o orgulho e amor pelo Colégio ao qual escolheu para ser sua segunda família.

Diana conta que construiu muitos vínculos, acompanhando as transformações e adequações que passaram ao longo dos tempos. “O Colégio que escreveu minha caminhada escolar e que contribuiu para meu desenvolvimento acadêmico e humano, continua acolhendo e escrevendo a história de tantas outras crianças, adolescentes e jovens juntamente com suas famílias, através de uma educação de excelência e redesenhando o futuro dia a dia”, conta a ex-aluna, professora e também mãe da instituição.

O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Rômulo Schneider (15) ficou feliz em ter a oportunidade de através desta Campanha, relatar o convívio escolar com todos os colegas e professores e os objetivos do colégio como uma instituição preocupada com o futuro. Rômulo entrou no Madre Bárbara em 2010, quando tinha três anos de idade. “Durante todos estes anos na escola, desde pequeno, estudar em um espaço onde eu tenho amigos, professores e colegas com quem eu posso contar, significou muito na minha caminhada como estudante. E é essa trajetória de aprendizagens com novas metodologias, profissionais da educação qualificados e humanos que fazem a minha passagem pelo Madre Bárbara valer a pena”, diz o jovem.