Os alunos da Turma 21, da Professora Caroline foram desafiados a produzir o seu próprio Tangram. No primeiro momento, conheceram a Lenda do Tangram, procuraram o significado no dicionário, pesquisaram diversas formas diferentes de montar o jogo, assistiram vídeos no youtube e manipularam o verdadeiro jogo em madeira. No segundo momento receberam em papel o jogo para realizar a pintura, juntos descobriram as cores de cada peça, em seguida os alunos realizaram a pintura, recortaram e começaram a montar diferentes formas até encontrar a forma desejada. No terceiro momento, montaram suas produções em cima de uma folha A3 e colaram a imagem, desenharam com muita criatividade um fundo, demonstrando muitas habilidades e prazer neste desafio. Para finalizar cada aluno apresentou seu trabalho que expomos no corredor.
Para quem não conhece, o jogo é formado por 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que são chamadas de “tans”. Com estas peças, é possível criar diversas formas e os benefícios desta atividade são muitos, tanto para os adultos quanto para as crianças! Enquanto os pequenos se divertem montando as figuras, eles treinam a visão espacial, exploram a criatividade, aprendem sobre a classificação de formas geométricas e aprimoram suas habilidades em resolver problemas. Além disso, este quebra-cabeça é capaz de estimular tanto a lado esquerdo do cérebro, responsável pela lógica, quanto o lado direito, que é encarregado das informações abstratas. Portanto, ao realizar esta atividade, exploramos e desenvolvemos várias áreas e habilidades. Tais como:
- Exercitar a resolução de problemas pois, para montar cada figura é necessário planejar onde cada peça será colocada;
- Estimular a criatividade, pois as peças permitem formar várias figuras, sendo que algumas dessas imagens podem ser montadas de maneiras distintas;
- Melhorar a noção espacial, pois o Tangram exige que as peças sejam posicionadas e rotacionadas, levando o cérebro a trabalhar as regiões responsáveis pelo reconhecimento e posicionamento de formas geométricas.