Durante toda a segunda-feira, 17 de setembro, o Colégio Madre Bárbara – Rede ICM promoveu uma Simulação da Conferência da ONU com a temática: “O Caminho para a Prosperidade Econômica em Países Sem Acesso ao Litoral”. O evento foi organizado pelo Professor de Geografia, Lucas Schneider, e contou com a colaboração dos estudantes de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A simulação foi estruturada em diversos momentos. Inicialmente, os delegados de cada país apresentaram suas propostas e interesses em resolver os desafios relacionados ao tema. Após os discursos iniciais, os participantes debateram internamente para, ao final do dia, elaborar um Documento de Resolução Coletiva. Essa resolução buscou oferecer soluções concretas para o desenvolvimento econômico e social de países sem acesso ao litoral.

Nos dois anos de realização da Simulação, a proposta foi focar em uma pauta específica da Assembleia Geral das Nações Unidas. A ideia foi explorar alternativas para que essas nações possam alcançar um desenvolvimento mais robusto e sustentável. O Professor Lucas Schneider ressaltou a importância de projetos como esse na educação básica, enfatizando que a interação com estudantes universitários permite aos alunos do ensino médio testar novas possibilidades e entender melhor a área de Relações Internacionais. Além disso, ele destacou que a prática da diplomacia e a resolução de conflitos são fundamentais para enfrentar grandes desafios globais, que muitas vezes não podem ser resolvidos de forma isolada. “A ONU representa uma das melhores invenções da humanidade para lidar com esses desafios”, afirmou Schneider.

A preparação para o evento começou há três meses, com a participação de Larissa Locatelli, ex-aluna do colégio e agora estudante na UFSM. Larissa, que é parte do projeto de extensão universitária, ajudou a conectar a educação básica com a educação superior. Os estudantes do Colégio Madre Bárbara foram instruídos sobre o tema, as práticas de discurso e debate, e a elaboração do Documento de Posicionamento Oficial (DPO) de cada delegado. Essa parceria tem sido fundamental para a formação dos alunos, preparando-os para entender e enfrentar conflitos e desafios atuais de forma prática e teórica.