fbpx

Formatura Proerd 2021

Na noite de segunda-feira (13.09) os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais se formaram pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Foram 10 encontros com as turmas compostas por 62 alunos. As aulas foram ministradas pela instrutora soldada Diane Baumhardt, que recebeu homenagens durante a noite. Nas aulas do Proerd foram enfatizados assuntos como: respeito e responsabilidade, informações sobre danos a saúde provocados pelo uso de álcool, cigarros e outras drogas, aprenderam sobre riscos e consequências de suas decisões, além de como resistir a pressão dos colegas e como lidar com situações de tensão.

Nos encontros também foi abordado o tema comunicação: como se comunicar de forma confiante, comunicação não verbal e escuta ativa. Apreenderam a identificar diferentes formas de bullying e como ajudar uma vítima utilizando formas seguras, como relatar a um adulto de confiança o bullying.  Descobriram que é importante ter empatia e ajudar os outros. Além disso, aprenderam a definir sua própria rede de ajuda, para utilizarem quando necessitarem.

Os ensinamentos do Proerd oportunizaram que as crianças refletissem mais as escolhas de vida pensando nos riscos e nas consequências para tomarem decisões de forma segura e responsável. Estiveram presentes o comandante do CRPO/VT tenente coronel João Ailton Laruchewski , o comandante da 1° Cia de Lajeado, capitão Jorge Luis Engester, a diretora do Madre Bárbara Maria Elena Jacques.

O Proerd

O Proerd é a versão brasileira de um programa surgido em 1983 nos Estados Unidos da América, o “Dare”. No Brasil em 1992 a policia militar do Rio de Janeiro foi a pioneira no programa. A Brigada Militar implantou-o em 1998. Neste ano, 23 anos do programa no estado, onde mais de 1 milhão e trezentos mil alunos frequentaram nossas aulas. Atualmente o Proerd é desenvolvido em mais de 50 países e é  mais um fator de proteção desenvolvido pela Brigada Militar para a valorização da vida, contribuindo, para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

Turmas da Educação Infantil prestigiam apresentações de CTGs
Vem Ser Educação – Concurso de Vídeo-Oratória – 14.09
Menu