A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 95% de energia elétrica em todo o território brasileiro. Sendo assim, ela desempenha papel fundamental para a população; no entanto, para que isso aconteça, ocorrem danos significativos. Por isso, surgiu a ideia de pesquisar sobre esse tema, uma vez que a turma demonstrou curiosidade e preocupação, sobretudo, com os efeitos para o meio ambiente.
Para ampliar o conhecimento sobre as hidrelétricas, destacando os benefícios e possibilidades de impactos socioambientais provocados pela instalação dessas usinas, a turma 53, da professora Cristiana, participou de dois momentos enriquecedores para a pesquisa da Mostra Científico-Pedagógica. O primeiro foi com o Engenheiro Julio Salecker, Diretor de Geração de Energia da CERTEL e o segundo, foi com o Engenheiro Ambiental da DESIN Soluções Ambientais, Engenheiro Valmir Zanatta.
Ao final da trajetória de pesquisa, muitas foram as descobertas realizadas. A Usina Hidrelétrica é considerada energia limpa, com produção de energia a baixo custo, com um mínimo de poluição e em abundância. No entanto, a construção envolve altos custos, além de destruir muitas regiões, histórias de famílias que precisam se deslocar devido as inundações causadas pelos lagos artificiais, além de causar prejuízos a flora e a fauna. Com vantagens e desvantagens, as hidrelétricas são muito importantes para o Brasil.