Na manhã dessa quinta-feira (22), foi realizada a Celebração Eucarística e a solenidade de entrega do Centro Marista de Formação para as Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM).  A mudança dos Irmãos Maristas ocorreu devido a desafios que surgiram nos espaços de atuação da Rede Marista, em especial, na Região Amazônica. Os Irmãos de Lajeado irão se inserir em outras realidades que apresentem apelos significativos e que guiem a missão marista de educar e promover a vida de crianças, jovens, adolescentes e adultos. As Irmãs ICM tiveram prioridade na compra do imóvel pela parceria de longa data com os Irmãos Maristas, de aproximadamente dois hectares e meio.

A Celebração Eucarística contou com a presença das Irmãs do Conselho Geral da Congregação do Imaculado Coração de Maria. Entre elas estiveram a diretora geral Irmã Marlise Hendges, a vice-diretora geral e setor educação Irmã Elenar Luisa Berghahn, a secretária geral Irmã Dalia Löff, a conselheira do setor formação Irmã Élida Debastiani, conselheira setor animação missionária Irmã Maria Aparecida Barboza, conselheira setor ação social Irmã Maria Bernadete Macarini, conselheira secretária das mantenedoras Irmã Gema Tonial e ecônoma geral Irmã Joana Guedini.

O Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul Dom Aloísio Alberto Dilli, o Padre Antônio Puhl e o Padre Zeno Gräff de Santa Clara do Sul celebraram a missa. Dos Irmãos Maristas estiveram o provincial Irmão Inácio Nestor Etges, o vice-provincial Deivis Alexandre Fischer e o ecônomo provincial, Lauro Hochscheidt.

A diretora geral da Congregação do Imaculado Coração de Maria, Irmã Marlise Hendges, afirma que a aquisição do Centro Marista amplia a possibilidade de oferecer um espaço alternativo para a formação das crianças, adolescentes e jovens das Unidades de Ensino e Socioassistenciais da Rede ICM. “O Centro proporciona condições de realizar encontros de jovens que desejam realizar o discernimento vocacional, ou mesmo para outros eventos congregacionais”, afirma.

Segundo a tesoureira da Congregação das Irmãs ICM, Irmã Maria Joana Guedini sempre existiu parceria entre as Irmãs e os Irmãos Maristas no uso das dependências, em troca de bolsas de estudo, por isso a preferência dos Irmãos era que o espaço continuasse sendo utilizado para evangelização. A Irmã salienta que o local já era muito utilizado pelo Colégio Madre Bárbara e, a partir de agora, será uma referência para a Congregação, pois conta com muitas possibilidades de uso. A proximidade com Porto Alegre e outras cidades de atuação da rede facilitará a realização de eventos da Rede ICM e possibilitará muitas atividades em grupo, além de reunir as escolas e colaboradores para atividades de treinamentos e engajamentos.

Colégio Madre Bárbara continuará utilizando o local

O Colégio Madre Bárbara, que já vinha utilizando o espaço para encontros formativos com os alunos seguirá realizando atividades. Conforme a diretora geral, Irmã Marlise, com a saída dos Irmãos Maristas, ocorreria uma perda significativa para a instituição. “A partir da aquisição do Centro, o Colégio Madre Bárbara poderá não somente continuar, mas ampliar a utilização do espaço, tanto para a formação como para outras atividades com os seus alunos e com todo o corpo docente e administrativo. Será um ganho que agrega um valor expressivo à educação integral dos alunos”, diz.

A Irmã Maria Joana afirma que o espaço poderá ser utilizado livremente para atividades pedagógicas, formaturas, recreação, festividades, encontros da Juventude, retiros, gincanas, ou outros eventos e projetos do Colégio.

Locação do espaço

Ao transferir a propriedade dos Irmãos Maristas para as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, o município de Lajeado e outras entidades poderão seguir realizando as atividades no Centro, mas agora sob a direção da Congregação ICM.

O local conta com uma ampla área de lazer, alojamentos, salas para reuniões, auditório e ginásios, que poderão ser locados para a realização dos mais variados eventos. Os interessados deverão procurar a tesouraria do Colégio Madre Bárbara que dará todo direcionamento.

Os Irmãos Maristas

O ecônomo provincial dos Irmãos Maristas, Lauro Hochscheidt, destaca que o espaço foi vendido, pois encerraram as atividades e a presença marista no município de Lajeado. “A venda também ocorreu pela falta de efetivo: poucos Irmãos para levar em frente a missão que se vinha desenvolvendo”, diz.

O Irmão salienta que a Província tinha outras ofertas para a ocupação do espaço, mas o desejo dos Irmãos e, em especial, do Conselho Provincial era de que a casa continuasse a serviço da evangelização, da humanização, da educação e formação de pessoas. “Por muitos anos, nossos formandos, candidatos a Irmão Marista, estudaram no Colégio Madre Bárbara, como também os alunos do Colégio utilizavam as dependências do Centro para atividades formativas extraclasse”, conta o Irmão, afirmando a alegria e gratidão pelas Irmãs terem adquirido o Centro de Formação e almejando que atinja aos objetivos que os idealizadores tinham em mente na sua aquisição. “Rogamos para que a Bem-Aventurada Bárbara Maix abençoe o novo empreendimento das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Lajeado”.