fbpx

Jornada Pedagógica aborda inovação e alto desempenho

Esta semana o Colégio Madre Bárbara – Rede ICM está realizando a Jornada Pedagógica 2020 para os professores. Na tarde desta quarta-feira (12.02) a instituição recebeu o professor de São Paulo, André Guadalupe, que conversou com os profissionais sobre o tema: “Escola Inovadora de Alto Desempenho: Do Propósito da Escola à Estratégia de Resultados”.

André Guadalupe é idealizador do Colégio Planck de São José dos Campos – São Paulo, onde toda a experiência foi absorvida desde a construção da proposta pedagógica até a implantação de metodologias diferenciadas de ensino-aprendizagem e de cultura organizacional, em uma escola que tem por visão ser referência no Brasil e exterior. Guadalupe é o co-fundador e diretor de operações, atuando também como professor de física e design maker.

No CMB abordou como uma escola pode ser de alto desempenho. “Primeiro é preciso ter propósito e sonho. Saber porque a escola existe, qual significado e qual falta faria se não existisse. Em segundo lugar, uma vez que o sonho e propósito estão claros, falamos do papel das pessoas. A escola é feita de gente para gente, sempre buscando um ambiente de afeto, empatia, mas também de performance”, destaca Guadalupe, ao afirmar que é necessário profissionalismo, dedicação e indicadores que confirmem se a entrega está adequada ou não. “Uma escola tem aspecto pedagógico e de formação, mas precisa operar tão eficiente como uma empresa”.

Segundo o palestrante é preciso existir uma cultura de inovação e de resultados, alinhados ao propósito, a formação de um cidadão completo, ético, relevante e competente. “Como sou professor e gestor educacional, permeio esses dois eixos do carinho e trabalho em sala de aula, sem esquecer dos bastidores para garantir que a escola opere bem, cada vez com mais tranquilidade para fazer os investimentos necessários.

Paixão por ensinar

Para André, um professor precisa acima de tudo ter muita paixão pela profissão. “O mundo é um pouco agitado e controverso, se ele não tiver paixão por ensinar, provocar o aluno, tirar da zona de conforto e trazer cultura, ele não consegue fazer mais nada”. Guadalupe conta que além de empatia e paixão, o professor precisa acreditar que vai fazer diferença na vida do aluno e da sociedade. “Não se consegue fazer o aluno gostar de aprender se ele não gostar de aprender o tempo todo”, salienta.

O aluno hoje

O aluno de hoje quer respostas. Ele provoca e questiona para isso. Guadalupe acredita que o professor precisa moderar e gerenciar isso. “Ele deve saber o que é relevante ou não, o que pode render um projeto ou é só uma curiosidade. O professor contemporâneo precisa saber interpretar pessoas. Antigamente era indiferente, hoje o professor precisa ter conhecimento de como fazer o aluno o seguir e gostar da matéria espontaneamente. A obrigação do professor é conhecer gente, se dedicar a entender mente humana”.

Para Guadalupe, usar metodologias ativas é importante, mas não existe nenhum programa mais eficiente do que um olhar atento do professor, que precisa analisar a turma e o aluno. “Vivemos em uma sociedade um pouco adoecida, com muitas pessoas que tem ansiedade, depressão e são medicadas. Não temos responsabilidades, mas podemos ter esse olhar, cuidar da criança no ambiente, sempre buscando bons resultados”.

Um empreendedor apaixonado por educação

André trabalha com Educação de Alto Desempenho, atuando com gestores, professores, colaboradores, alunos, pais e sociedade, para que possa desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de forma excelente, visando a formação dos estudantes da educação básica de forma culturalmente ampla, humanizada, solidária, ética, tecnológica, academicamente profunda e socialmente responsável.

Além de atualmente ser Diretor de Operações e Professor no Colegio Planck, que fundou com os Professores Umberto Malanga e Marcelo Pelisson, Guadalupe é CEO da AOG Consultoria Educacional Artesanal e autor de Física do Ensino Médio e Pré-vestibular com mais de 340 mil livros vendidos. Foi Diretor Executivo da Editora Poliedro do Sistema de Ensino Poliedro desde a sua fundação em 2001 até maio de 2014, sendo responsável pelo desenho, criação e manutenção de todos os seus departamentos ligados ao Core Business, assim como, pela definição, na época, de seus produtos e serviços oferecidos às instituições de ensino parceiras.

Guadalupe tem ampla experiência na gestão e motivação de equipes de alto desempenho e na criação de planos de negócios e consultorias administrativa e pedagógica para instituições de ensino. É qualificado como palestrante motivacional e setorial, tendo ministrado mais de 340 palestras em todo o Brasil para diferentes públicos, entre diversos outros títulos.

A Jornada

A Abertura da Jornada Pedagógica 2020 ocorreu na noite de segunda-feira (10.02) no salão de eventos. O encontro contou com a presença de todos os professores, monitores, funcionários e Irmãs. Junto com a apresentação dos novos profissionais, alguns dados institucionais foram repassados, além das novidades pedagógicas e estruturais que ocorrerão neste ano. O encerramento foi com a esquete teatral do Grupo de Teatro da Univates chamada “O Rouxinol e a Rosa”. Outras palestras e encontros estão sendo realizados durante a semana com o grupo de professores.

Capacitação Diário On-line
Abertura Jornada Pedagógica 2020
Menu