A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Colégio Madre Bárbara (CIPA) está realizando dos dias 22 a 27 de agosto a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Na quarta-feira (22) a Abertura da Semana realizada pelo grupo foi com a palestra: “Tudo mudou! E agora?”, com o empresário Márcio Dal Cin. No turno da tarde a palestra foi para os alunos do Ensino Médio e a noite para os profissionais e membros da Associação de Pais e Mestres (APM).

A presidente da CIPA do Colégio, assistente social Melissa Capra destaca que a gestão 2017/2018 preparou para a SIPAT eventos que pudessem proporcionar aos professores, funcionários e comunidade escolar momentos de reflexão sobre a qualidade de vida e a responsabilidade. “A palestra com o Márcio sensibilizou sobre a importância das coisas simples nas nossas vidas. Para isso devemos ter responsabilidade, que trará reflexo positivo no trabalho e também nas nossas vidas”, diz. Os alunos do Ensino Médio também foram contemplados, quando Márcio citou as consequências de alguns atos na vida e a importância de se dedicar para aquilo que almejam. “No fim da palestra todos perceberam que é preciso atitude para gerar mudanças e responsabilidade para colher coisas positivas”.

A vice-diretora Irmã Anita Dal Piva agradece a CIPA pelo momento especial oferecido à comunidade escolar. “Foi importante para nos darmos conta o quanto estamos valorizando a nossa vida. Ver o testemunho de garra, de esperança, fé, coragem e superação do Márcio, que exerce diversas atividades mesmo na situação em que vive, mostra que não devemos desistir. As vezes por qualquer coisa damos um passo para trás em vez de avançar e acreditar na vida e em Deus”, conta a Irmã ao afirmar que a vida é um grande dom de Deus e que é preciso agradecer. Segundo a Irmã, esse momento foi importante para não só informar como animar, já que muitos estão bem fisicamente e reclamam de pequenas coisas que são insignificantes.

Tudo mudou! E agora?

Márcio Dal Cin é natural de Guaraciaba, interior de Santa Catarina. Aos 33 anos sofreu um acidente de carro, que o deixou tetraplégico. Hoje o empresário, proprietário da pizzaria Delivery Chef Leon, também é palestrante e deixa uma grande lição de vida por onde passa. Para ele, é gratificante levar essa mensagem de superação de que a vida vale a pena mesmo quando se tem dificuldades. “É preciso falar da importância do respeito, trabalho, honestidade e dedicação, principalmente para geração mais nova que as vezes precisa disso”, diz.

Dal Cin destaca que muitas vezes imaginam que um acidente não pode ter proporções tão grandes, mas quando se percebe eles se tornam tragédias não só para o indivíduo, mas para o meio que vive como família, amigos e empresa. “Quero levar essa conscientização da importância de ter cuidado. Precisamos ter segurança naquilo que fazemos, pois um acidente pode influenciar toda a vida ao redor”.

Márcio lembra que a rotina faz com que as pessoas se acostumem e esqueçam de agradecer. A partir do momento que sofreu um trauma com grandes sequelas físicas, passou a dar valor para coisas que realmente fazem valer a pena. “Não adianta eu ter o melhor tênis se não posso sentir, a melhor camisa se não posso vestir e nem o melhor carro, se não posso dirigir. É preciso valorizar outras coisas e não o material que queremos simplesmente para ter”, diz.

Os alunos e colaboradores da instituição se emocionaram e saíram inspirados da palestra realizada por Dal Cin.

Segue a SIPAT

Na próxima segunda-feira, dia 27 de agosto a partir das 19h, será realizada a Oficina da Voz com fonoaudióloga Ana Júlia Sartori, que dará continuidade a palestra realizada em 2017 levando técnicas facilitem as atividades dos educadores, que tem a voz como principal ferramenta de trabalho.