A professora da Educação Infantil do Colégio Madre Bárbara, Mariana Lima Knecht, embarcou em uma enriquecedora viagem de estudos de 20 dias, de 4 a 23 de junho. A viagem teve como foco principal a pesquisa de mestrado de Mariana, que investiga a participação das crianças no cotidiano da Educação Infantil, pesquisa em que irá aprofundar os conhecimentos e buscar novas inspirações para a prática pedagógica. A jornada a levou para dois países europeus, Itália e Espanha, onde visitou cidades e instituições voltadas à pesquisa e à inovação na educação.

Na Itália, Mariana percorreu Roma, San Miniato, Pistoia, Milão, Bréscia, Bergamo e Reggio Emilia. Na Espanha, ela esteve em Barcelona. As cidades são reconhecidas por suas abordagens diferenciadas na educação infantil, centros de referência e escolas que promovem práticas pedagógicas inovadoras. Além dos estudos, buscou ampliar o repertório profissional, conhecendo diferentes abordagens e práticas pedagógicas que dialogam com o tema de investigação. Para Mariana, a experiência foi fundamental para adquirir ferramentas que possam ser aplicadas à realidade em que trabalha, onde utilizará abordagens de forma consciente e significativa no contexto profissional.

Durante a estadia, a professora visitou centros de referência em Educação Infantil, escolas e instituições voltadas à pesquisa, participando de formações e trocando experiências com profissionais de destaque. “Esses encontros contribuíram para meu crescimento pessoal e profissional, ampliando meu entendimento sobre o papel do professor, a importância da relação de escuta e respeito com as crianças, e a necessidade de fortalecer a parceria entre escola e família, o que já trabalhamos constantemente no Colégio Madre Bárbara”.

Ao refletir sobre os maiores aprendizados, a educadora destaca que quanto mais estuda e aprende, mais consciente fica do que precisa saber. “A escola deve partir dos direitos das crianças, sendo a relação com as famílias fundamental para o desenvolvimento infantil. Acredito que essa experiência trará benefícios diretos para o trabalho que desenvolvo no Madre Bárbara, possibilitando compartilhar práticas inovadoras com colegas e contribuir para o crescimento de todos”.

Para Mariana, a viagem foi uma oportunidade de se constituir como professora, buscando conhecer outras maneiras de atuar e ampliar a compreensão sobre o papel do educador na formação de crianças críticas, participativas e felizes.