Foi uma semana repleta de encontros de formação e reuniões pedagógicas em todos os níveis de ensino do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM. Na próxima segunda-feira (17) os estudantes iniciam às aulas na instituição. Para fechar a semana, os professores do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio participaram de um encontro com o Diretor Executivo do Poliedro Sistema de Ensino, Rodrigo Fulgêncio e também com a Consultora Especialista Socioemocional do Poliedro, Edilaine Barros.
A coordenadora pedagógica Justine Thomas destaca que a presença da Equipe do Poliedro fortalece a parceria e nos proporciona reflexões sobre as nossas práticas. “O Rodrigo foi muito claro, muito assertivo nas colocações e reflexões dele, para que possamos dar conta do que ainda é necessário avançar, mas também muitas coisas que já são realizadas. O fechamento da jornada com a fala dele nos impulsiona, nos engrandece e nos dá um gás para seguir mais um ano com aquilo que a gente mais ama, mais se identifica e mais se compromete, que é a educação”.
Justine salienta que o programa Conviver e Integrar vai embasar o trabalho com as habilidades socioemocionais. “Muito nós já fazíamos na nossa prática, porque também fecha com a nossa filosofia. Mas ter um sistema de ensino que pensa numa mesma linha pedagógica que o nosso material didático, facilita e nos dá um total apoio para que a gente possa realizar um trabalho de qualidade”. Segundo a coordenadora, o trabalho do Poliedro é muito importante porque traz aquilo que o material quer conversar com a prática e essa inovação para esse ano, tendo um componente curricular de socioemocional será um diferencial.
Para Fulgêncio, foi um prazer vir até Lajeado visitar o Colégio Madre Bárbara e perceber o nível de organização, a estrutura física na escola e o acolhimento das pessoas que o receberam desde o primeiro momento na portaria. “Ao chegar ao Madre Bárbara já entendemos a questão do vínculo afetivo e a preocupação com o ser humano ser muito marcante aqui, vemos que os valores e o propósito da escola são vivenciados no dia-a-dia através desses pequenos exemplos de recepção, de acolhimento e de cuidado. Fiquei muito feliz em vir até o Madre Bárbara”.
O diretor esteve compartilhando experiências de quais são os cuidados que um professor deve ter com a sua carreira, seja dentro de sala ou fora de sala de aula, para que ele seja cada vez mais produtivo mais feliz e tenha mais longevidade nas escolas. “Compartilhei principalmente o lado de visão da gestão, onde a gente tem uma posição mais privilegiada em ver os acertos e os erros. Porque no final das contas, o que a gente quer é o bem dos nossos professores, porque são eles que estão direto em contato com os alunos. Então o professor é um dos colaboradores mais fundamentais da escola, mas com uma carreira igual a qualquer outra. E carreira, exige cuidados, exige treino, exige formação, exige capacitação contínua, então o papo de hoje foi para a gente poder ter alguns momentos de reflexão sobre esse tema”.
Com um mundo onde tudo acontece tão rapidamente, Fulgêncio salienta que o ponto principal do professor não é ele ser tão rápido quanto os alunos, ou mais rápido, e sim entender que na sala de aula é muito mais do que uma questão tecnológica, é uma questão social, como ele constrói o vínculo com os alunos, como ele domina também o conteúdo, mas sabe explicar esse conteúdo de uma maneira didática, clara e também sabe trabalhar com empatia, trabalhar com amor, envolvendo técnicas.
Programa Conviver e Integrar
O Programa Conviver e Integrar, também do Sistema Poliedro, estará fazendo parte da grade curricular do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. A Edilene Barros, Consultora e Especialista Socioemocional do Programa conta que o Programa Conviver iniciou nas escolas próprias do Poliedro e está chegando neste ano nas escolas parceiras, sendo um programa estruturado que auxilia a escola a desenvolver as competências socioemocionais. “Ocorre não apenas uma integração curricular, mas uma abordagem sistêmica, olhando para o professor e para as famílias, como que a gente pode criar um vínculo e um senso de comunidade, que todos façam parte desse processo”. Os estudantes serão preparados para a vida, entendendo que todos os desafios são complexos. “Queremos respaldá-los e prepará-los para lidar com esses desafios, que na hora que eles precisem, eles consigam mobilizar essas competências e colocá-las em prática”, diz.