Na sexta-feira (22.11) o Colégio Madre Bárbara – Rede ICM apresentou o novo livro didático que será utilizado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais a partir de 2020. No turno da manhã, os alunos puderam conferir as modificações com o Sistema Poliedro, além da ampliação da grade curricular. Já à noite, a novidade foi exposta às famílias. A coordenadora pedagógica Justine Thomas ficou responsável pela apresentação e esclarecimento de dúvidas dos alunos e pais. O supervisor do Poliedro Antonio Cesar Pereira falou sobre os detalhes do sistema e todas as possibilidades do livro didático de alta qualidade com recursos de tecnologia educacional. O Poliedro é líder absoluto em aprovação nas melhores universidades federais do país e está do Rio Grande do Sul ao Amapá, sendo uma rede de 455 escolas e 140 mil alunos que utilizam os livros associados aos recursos do portal.
Segundo Antonio, o livro do Poliedro, também é associado a um portal educacional que oferece muitos recursos como vídeo-aulas, ciclos avaliativos, simulados e temas de redação semanais para que aluno exercite a prática de produção textual. “Estamos investindo em um aluno que vai se tornar um cidadão preparado para o mercado de trabalho e também para os melhores vestibulares do país”.
O supervisor do sistema afirma ser necessário que os alunos tenham hábitos de estudo. “Não adianta a ferramenta ser boa e não ser utilizada. Para isso é necessário uma grande parceria entre escola e a família, pois os pais precisam cobrar uma rotina de estudos dos filhos, para que tenham melhores resultados nas avaliações e no futuro, nos vestibulares e no mercado de trabalho, que está muito competitivo e exige a cada dia competências e habilidades mais específicas e bem desenvolvidas”, diz. Antonio Cesar conta que é possível estudar sem abrir mão de ser criança ou jovem, mas reservando duas horas diárias de estudo com seriedade, sem distrações.
Dentro do portal educacional é possível que o aluno tenha acesso as vídeo-aulas de todas as disciplinas, divididas por capítulos. “Esses recursos irão auxiliar o aluno na hora da leitura e do estudo pessoal em casa. São oferecidos exercícios para o desenvolvimento da capacidade cognitiva, fazendo com que seja uma ferramenta ainda mais útil para o aprendizado. O Madre Bárbara terá ainda mais resultados e agradeço em nome do Poliedro a escolha. Isso significa que confiam no sistema. Afirmamos que o Colégio Madre Bárbara e todas as escolas da Rede ICM estarão bem assessoradas para fazer o melhor uso possível do material didático”.
Satisfeita com a novidade
A psicopedagoga, diretora do curso de medicina da Univates, Maria Isabel Lopes, mãe dos alunos Caetano e Pedro, do 8º e 7º ano, conheceu o Sistema Poliedro há dois anos, quando dois alunos da medicina, que vieram de São Paulo, propuseram um pré-vestibular para estudantes de escolas públicas. “Apresentei a proposta para reitoria e a indicação foi o Sistema Poliedro. A Univates comprou o material com apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o curso popular foi feito”. Segundo Maria Isabel, dos 30 alunos que fizeram o pré-vestibular, todos passaram em universidades federais e 50% tiveram mais do que 90 acertos na redação pelo ENEM. “Quando vi os resultados fiquei encantada pelo envolvimento, além disso os simulados também são muito importantes, pois podem ter acesso as pontuações de alunos de todo país”.
A mãe adorou a iniciativa da escola pois incentiva a educação e acredita que o estudo, a rotina e a tarefa são fundamentais. “Sabemos o quanto a valorização do estímulo é importante para que tenham um futuro e queremos que nossos filhos sejam felizes. Mas ser feliz tem a ver com a profissão, independente de qual for, é preciso ser um bom profissional. Saio dessa apresentação feliz e segura com a proposta da escola”.