Nos dias 4 e 5 de outubro, os alunos dos 2º anos do Ensino Médio participaram de uma enriquecedora viagem a Cambará do Sul, sob a supervisão dos professores Ângela Lenz e Lucas Schneider, juntamente com a coordenadora pedagógica Justine Thomas. Esse passeio faz parte do Trabalho de Área (TA) cuja temática, “Sobre nevoeiros e araucárias: olhares para a Serra Geral”, buscou promover uma imersão no ambiente natural local. Os estudantes foram divididos em grupos, cada um com a missão de investigar aspectos distintos da região, como a geologia, a fauna e a flora, além da influência humana no ecossistema.
Durante a viagem, tiveram a oportunidade de explorar belas formações naturais, como o Cânion do Itaimbezinho, o Cânion da Fortaleza e a Pedra do Segredo. Essas visitas não apenas estimularam a curiosidade dos alunos, mas também proporcionaram um entendimento mais profundo sobre a importância da preservação ambiental e a riqueza geológica da Serra Geral. A experiência prática e a interação com o ambiente permitiram que os alunos vissem de perto as rochas e a biodiversidade, ampliando seu conhecimento em geografia e ciências.
Como parte das atividades pós-viagem, os estudantes foram desafiados a criar um vídeo e uma série de fotografias que capturassem a essência das paisagens visitadas, além de escrever um poema que será declamado na Mostra Pedagógica marcada para novembro. Cada grupo também é responsável por desenvolver um produto de marketing publicitário, que incluirá um folder e um QR Code direcionando para o vídeo produzido.
A comissão encarregada dos produtos publicitários tem a grande responsabilidade de despertar o interesse comunidade escolar no dia da Mostra Científico-Pedgógica. Para isso, os alunos poderão utilizar uma diversidade de recursos criativos, como folders informativos e imagens que transmitam a beleza do local e a relevância da preservação ambiental. A criação de trilhas e a inclusão de informações pertinentes contribuirão para uma apresentação impactante e envolvente durante a Mostra, consolidando o aprendizado e a experiência adquirida ao longo do projeto. É uma excelente oportunidade para que os alunos unam conhecimento e criatividade, promovendo um engajamento significativo com a comunidade escolar.