Na última semana, a Orientadora Educacional, Anice Maria Nunes, desenvolveu oficinas junto às turmas dos 4º e 5º anos – Anos Iniciais, fortalecendo os aprendizados das habilidades socioemocionais de maneira lúdica, interativa complementando outras atividades paralelas, proporcionadas pelos docentes em seus planejamentos.

O foco de cada encontro foi o aluno, explorando suas potencialidades e fraquezas, fazendo resgates de memórias importantes e de seus valores. É possível aferir que, durante cada encontro, foram construindo concepções acerca das emoções, salientando que estas estão presentes a todo momento na rotina e não se pode nem consegue desprezá-las, mas cada um vivencia vários tipos de reações e precisa aprender a identificar o que sente para saber qual a melhor estratégia de lidar com cada uma delas.

Foram faladas e exercitadas técnicas de relaxamento e de volta a calma. Visando estar em sintonia, no entendimento que cada pessoa é um universo emocional e que no dia a dia se participa de vários universos emocionais, onde quer que se esteja, os alunos foram convidados a bater um papo após alguns conceitos, jogaram, interagiram e refletiram sobre a temática, construindo aprendizagens significativas e que certamente estarão guardadas nas “ilhas de lembranças”, como abordado no filme trabalhado, Divertida Mente.