Em busca da ampliação e aprimoramento da escrita, as turmas de 2ºs anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Madre Bárbara – Rede ICM propuseram a produção de um livro, que após a escrita e ilustração com desenhos, feita pelos próprios estudantes, foi lançado na quarta-feira (14) no salão de eventos da instituição, contando com a presença das famílias, que com orgulho, puderam receber uma dedicatória e autógrafo das crianças. O Projeto “Pequenos escritores, grandes sonhadores” foi que impulsionou a elaboração do livro “Coletânea de Histórias”.

As produções foram coordenadas pelas professoras Caroline Bozzetto, Mara Sehn, Juliane Cassuli, Bruna Leidens e Marina Fischer, além das monitoras Angela Kremer, Camila Baséggio, Tainá Paludo, Caroline Buschh e Josiéli Kronbauer. As professoras responsáveis pelas turmas contam que o lançamento do livro, foi um momento de muita alegria, onde as crianças demonstraram entusiasmo frente ao resultado final daquilo que puderam visualizar e que concretizaram em sala de aula. As famílias estavam realizadas e orgulhosas por verem seus filhos como autores, ilustradores e tão capazes de conquistar os sonhos. “Nosso objetivo principal era que as crianças compreendessem a importância da escrita, mas quando escrevessem tivessem preocupação de que a pessoa que fosse ler estivesse entendendo a história, por isso era necessário ter clareza na comunicação e a partir disso criaram histórias coletivas na sala de aula”, dizem as professoras dos 2ºs anos.

As turmas iniciam o ano escrevendo e registrando palavras, ampliam o repertório incluindo personagens, características e adjetivo para após ampliar o texto e elaborar ele com início, meio e fim. Cada turma desenvolveu uma história coletiva dentro dos Sete Hábitos do Líder em Mim e a partir de sorteio, foram contempladas com um hábito, o qual precisavam fazer aparecer, de maneira sútil na história, sendo a problemática da história o hábito para conseguir resolver.

Pequeno escritor

 Com oito anos de idade, Henrique Lanzini se orgulha da sua primeira produção literária com a turma. Para ele, foi divertido escrever uma história onde cada colega sugeria uma ideia para completar a história, dando sequência ao conteúdo. “Sem palavras, foi muito legal, escrevi na dedicatória desejando que o livro ensine informações importantes, pois nós aprendemos muito. Depois das palestras fiquei mais tranquilo para iniciar a história”. Na história da turma de Henrique, chamada “Compreender com amor” o hábito do Líder em Mim que utilizaram foi “procure primeiro compreender, depois ser compreendido”.

Parceiros na elaboração

O livro contou com a correção da professora Aline Konrath, revisão da vice-diretora e coordenadora pedagógica Simone Faleiro e produção gráfica de Elizandro Becker. A funcionária do colégio, escritora Aline Lenz auxiliou sugerindo alguns títulos de histórias para trabalharem com os alunos, as quais evidenciavam a importância de uma boa comunicação. O pai, palestrante e escritor Gustavo Bozetti, também contou sobre a experiência de escrever livro e os estudantes aproveitaram o encontro para esclarecer muitas dúvidas. A comunicadora do Grupo A Hora, Lisiane Costa, também sugeriu muitas ideias e informações importantes para seguirem a caminhada.