Na noite de sexta-feira (23) o Colégio Madre Bárbara realizou o X Festival de Cinema e VI Concurso de Vídeo-Oratória. Entre os curtas dos 2ºs anos do Ensino Médio estavam “A herança”, “Paixão mortal”, “Com carinho, Alice”; “Insanidade” e “Felícia”, todos eram adaptações de contos de Machado de Assis. No Concurso de Vídeo-Oratória, os 10 finalistas dos 1ºs anos do Ensino Médio emocionaram o público com o tema “Um momento inesquecível em minha vida”.
A coordenadora pedagógica Justine Thomas destaca que no Festival de Cinema e Concurso de Vídeo-Oratória é possível perceber a manifestação da arte de diferentes formas, expressões e criações, que traduzem experiências na vida de cada um dos alunos. “Em cada trabalho podemos perceber tendências e estilos que marcam épocas e fatos que dialogam com a nossa sociedade e acompanham a evolução do homem e da tecnologia”.
Para a professora de literatura e português, que coordenou o Concurso de Vídeo-Oratória, Aline Konrath, o trabalho de produção de vídeo-oratórias faz com que os alunos desenvolvam a habilidade de expressão, de organização de fala planejada, de uso de tecnologias, que são tão presentes na atualidade. “Esse é o quarto ano que estou à frente dessa atividade. Todos os anos, percebo o quanto o trabalho com oralidade é importante, não só para atividades escolares, mas também nas diferentes esferas da vida na qual ela se faz necessária”, diz a professora.
A professora de português e literatura do Ensino Médio, coordenadora do Festival de Cinema, Francieli Winck, afirma que vivenciar o trabalho de criação dos curtas, a partir de contos de Machado de Assis, foi um trabalho muito gratificante, tendo em vista que os alunos do 2º ano do Ensino Médio tiveram de analisar, interpretar e estabelecer relações entre o texto literário e o contexto histórico, social e cultural evidenciados nas obras, o que possibilitou a eles que provocassem uma releitura sobre os contos, por meio da criatividade, sensibilidade, criticidade e capacidade argumentativa. “A dedicação e envolvimento dos alunos é visível, pois todos buscaram apresentar um curta cinematográfico de qualidade no dia do Festival de Cinema”.
Para o aluno Luca Lenz (16) que iniciou no Colégio esse ano e esteve pela primeira vez no Festival foi uma experiência fantástica produzir os curtas. No curta em que participou como ator principal, ganhou a premiação de primeiro lugar pelo júri técnico, além de outros prêmios, que ele dedica a todos os colegas do grupo, pois cada um teve seu nível de importância no trabalho. “Fico feliz com a professora que deu a oportunidade de fazer esse trabalho e com o Colégio por proporcionar tudo isso, além de agradecer aos meus colegas que fizeram um ótimo curta”.
Para a aluna Marília Abreu (18), escolhida pelo júri técnico como melhor atriz coadjuvante, foi incrível participar do Festival. Ano passado, a aluna foi destaque nas vídeos-oratórias e afirma que não consegue explicar em palavras o sentimento. “Existiu muito esforço, dedicação, gravações nas férias, nos envolvemos demais. Não esperava esse retorno, mas realmente nos comprometemos muito”.
Resultados do Festival e Concurso de Vídeo-Oratória
Melhor Trilha Sonora – Com carinho, Alice
Melhor edição de vídeo – Com carinho, Alice
Melhor Figurino – Com carinho, Alice
Melhor Roteiro – Felícia
Melhor Fotografia – Com carinho, Alice
Melhor Atriz Coadjuvante – Marília Abreu
Melhor Ator Coadjuvante – Gabriel Siqueira
Melhor Atriz – Mariana Medeiros
Melhor Ator – Matheus Giovanella
Melhor Curta-Metragem pelo Júri Popular – Insanidade
Melhor Curta-Metragem pelo Júri Técnico – Com carinho, Alice
3º lugar Vídeo-Oratória – Mário Rodrigues
2º lugar Vídeo-Oratória – Sarah Ferronato
1º lugar Vídeo-Oratória Júri Técnico – Larissa Locatelli
1º lugar Vídeo-Oratória Júri Popular – Mário Rodrigues