Sobre a Unidade Socioassistencial

O Centro de Convivência Mãos Solidárias é uma das unidades socioassistencial mantida pela Sociedade Educação e Caridade – SEC, atualmente denominada Rede ICM de Educação e Assistência Social. No intuito de, atender as expressões da questão social presentes no município de Caxias do Sul, a Rede ICM de Educação e Assistência Social, idealizou o Centro de Convivência Mão Solidárias, ampliando assim, suas ações sociais e a luta e defesa da proteção social, através dos serviços socioassistenciais e também pela presença na Educação.
Assim sendo, o Centro de Convivência Mãos Solidárias que está inserido na zona leste da cidade de Caxias do Sul/RS e foi legalmente instituída neste território em 2001. Com a resolução nº 109/2009, a entidade passa a ser caracterizada como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, onde são atendidas crianças, adolescentes e seus familiares provenientes de treze bairros.
A trajetória de atuação da Rede ICM de Educação e Assistência Social, junto ao município de Caxias do Sul é pautada, há muitos anos, pela promoção e defesa da vida de mulheres, crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.
Atualmente o Centro de Convivência Mãos Solidárias atende 160 crianças e adolescente, cujas famílias convivem diariamente com situações de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Através do SCFV a instituição desenvolve um trabalho social de caráter continuado com as famílias, visando fortalecer a função protetiva e proativa das mesmas, prevenindo assim, a ruptura de vínculos familiares. E enquanto órgão protetor está em constante vigilância e aprimoramento para contribuir na superação das demandas apresentadas.
Diante disso, o serviço procura proporcionar um espaço mais participativo, dinâmico e criativo para as crianças, adolescentes e suas famílias, assegurando a proteção social como garantia do desenvolvimento humano.

Foto: Douglas Gomes