Pastoral na Assistência Social: Capacidade de colocar a mística em tudo o que se faz

A pessoa que dinamiza a pastoral é uma evangelizadora. Testemunha com a vida que vale a pena o dinamismo da fé. Injeta a mística em tudo o que faz – a afirmação da Irmã Maria Freire da Silva, presidente da Rede ICM, marcou o encontro dos responsáveis pela Pastoral da Rede ICM de Assistência Social. A Irmã Josefa Pikua representou o Centro de Convivência Mãos Solidária

O evento, realizado no modo online, aconteceu na manhã da quarta-feira, 30 de março, e contou com a participação de Irmãs e colaboradores de sete unidades socioassistenciais do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

De acordo com a Irmã Maria Bernardete Macarini, Coordenadora do Setor Assistência Social, (foto à direita) a atividade apostou em momentos coletivos de reflexões e partilhas como medida de aprofundamento do conhecimento e da prática da Pastoral nas unidades ICM.

“A Pastoral é o serviço que move as pessoas. O momento de encontro com Deus é fundamental para transformar vidas, por isso é importante ver como estamos realizando esse serviço. A Pastoral não cuida apenas das crianças, mas de toda a equipe, do trabalho e da missão dos nossos espaços”, disse Irmã Bernardete.

Irmã Maria Freire da Silva, Presidente da Rede ICM, dinamizou o primeiro momento, destinado à formação, e evidenciou Jesus Cristo como o Bom Pastor, exemplo a ser seguido.

Afirmou: “O Bom Pastor abraça a vulnerabilidade das crianças, adolescentes e jovens. Faz isso na alegria do Evangelho”. Completou: “O caminho da pastoral é o caminho sinodal, no qual se dá passos conjuntos. E nós, como obra da Igreja, de uma Congregação que tem a dimensão eclesial e pastoral, temos a capacidade de injetar a mística em tudo o que se faz na nossa Obra. Por que somos solidárias, felizes e alegres? De onde vem a nossa alegria e empatia? Ela vem do Bom Pastor”, afirmou.

A Presidente lembrou que, tal qual o Bom Pastor, o agente pastoral conhece, protege, conduz, tem interesse pelo bem-estar das ovelhas que, no caso das unidades socioassistenciais, são os usuários ali atendidos. Essas características são testemunhadas com a vida:

“A pessoa que dinamiza a pastoral é uma evangelizadora. Testemunha com a vida que vale a pena o dinamismo da fé cristã. É educar na totalidade. Fazer pastoral é também colocar as crianças num círculo, falar de suas experiencias; falar de Jesus e deixar as crianças falarem. Ouvir o que elas sentem. Aproveitar esse emocional e preencher de vida nova, para que elas cresçam nas suas emoções e sejam empáticas e solidárias com outros”, afirmou.

Já na segunda parte do encontro os representantes partilharam, refletiram e sugeriram contribuições para a dinamização do setor nas unidades. Uma das medidas acertas será a construção coletiva de um Plano Geral de Pastoral. Novos encontros já foram agendados.

Serviço de Pastoral

De acordo com o Projeto Político Socioassistencial e Educativo da Rede ICM de Assistência Social, o “Serviço de Pastoral contribui para formar e despertar em cada pessoa o sentido da vida e da existência humana, do ser pessoa dotada de capacidades e potencialidades capaz de contribuir para a transformação pessoal, familiar, comunitária e da sociedade, a partir de valores e do jeito de viver e conviver deixados por Jesus Cristo e vividos por Bárbara Maix”.



Por: Magnus Regis | comunicacao@redeicm.org.br

Atividade de Inclusão e Valores!
CPF na nota? Sim! Ajude o Mãos Solidárias