Celebração pública dos 170 anos de Fundação ICM

O Educandário São José do Belém, com muita esperança e união, celebrou a Fundação das irmãs do Imaculado Coração de Maria, 170 anos de ânimo, coragem, lutas e poesias.

 

Foi uma festa convidativa a todos os familiares, irmãs, amigos e colaboradores do ICM…

A celebração foi presidida pela Ir. Dra Maria Freire que com muita dedicação recepcionou a todos presentes no pátio central do Educandário São José do Belém, em seguida, a vice- diretora, irmã Josélia Ramos, e a diretora, Solange Malara,  do Educandário S. José do Belém também recepcionaram as crianças, pais e colaboradores mostrando com exemplos aquilo que com palavras ensinamos da importância da missão da congregação do Imaculado Coração de Maria e dos 110 anos de existência do Educandário S. José do Belém, tendo como base os seguintes ensinamentos, contemplar o passado com gratidão, o presente com confiança e sonhar com o futuro da missão, com a esperança no Evangelho, com coragem, ânimo e lutas, deixando nos guiar pelos dons do Espírito Santo que nos aproxima de Deus. No segundo momento, nossas crianças e adolescentes fizeram uma dança coreografada da música Porque ele vive de André Valadão, dando assim abertura às apresentações. O colégio Puríssimo nos presenteou com uma apresentação narrando a história da fundadora, Bárbara Maix, ritmo, poesia, união, esperança foram os ingredientes que desenharam a manhã de fraternidade entre irmãs, crianças, pais e colaboradores.

A irmã Mirca com colaboração dos educadores, pais, irmãs construíram com as nossas crianças um teatro que de forma, poética e musical, contou a história da fundadora e da congregação que se floresce em oito países: Brasil, Itália, Moçambique, Paraguai, Haiti, Venezuela, Bolívia e Argentina. O teatro teve início com a entrada de Bárbara e Maria ambas beijaram às mãos de nossos convidados e convidadas, dando início a entrada das outras irmãs que representaram os oito países, cada uma mostrando os seus trabalhos em prol ao próximo, alfabetização, costura, humanidade, respeito, resiliência, compaixão germinaram na vida de outras mulheres e famílias.

Chegando no fim da manhã, convidados, irmãs, crianças e adolescentes foram convidados a mesa para partilhar momentos de união, as irmãs do Imaculado coração de Maria, com muito zelo e fé, preparam um almoço em celebração de uma história árdua, porém gratificante. Como dizia nossa fundadora:

¨ Ânimo, coragem, Deus vê o nosso lutar!¨. B.M. (1872).

As irmãs, dia a dia, sol a sol, chuva a chuva com Maria no coração, Bárbara com seus exemplos  e Jesus na frente lutam e relutam para que nossas crianças e adolescentes possam ser Libertadas pelo DIREITO e pela JUSTIÇA, conforme assegura a campanha da fraternidade de 2019, promovida pela Igreja Católica.

No período da tarde, deram início às poesias com as temáticas, Maria, Trindade e Bárbara Maix. Nesse momento, fomos chamados pela espontaneidade a declamar poesias, conforme a Ir. Dra Maria Freire disse: ¨ poesia é dizer o que já foi dito em uma linguagem que toca a alma¨.

A Ir. Maria Freire abriu esse momento com sua poesia sobre a congregação, Maria e a Trindade, em seguida, a educadora Rosa que com apoio das Leigas do Educandário S. José do Belém confeccionaram uma poesia sobre Bárbara Maix e sua história de vida, no fim, tivemos a participação da irmã Aureni, do coordenador pedagógico Fernando Oliveira e as crianças que recitaram poesias confeccionados por eles, durante as inúmeras atividades realizadas com os educadores, Victor Erick, Robert da Conceição, Elisângela Rocha, Priscila Dias, Rosa Ramos e Rosa Choffi nas oficinas do dia a dia.

Os seus 170 anos de história
Se transformaram em memória
Daqueles que no decorrer do tempo
Aqui encontraram o seu alento
E cada um com seu talento
Espalhou a semente inovadora
Dessa mulher batalhadora,
A nossa fundadora
Que nos mostrou que tudo se faz

Quando no caminho se vai ao lado da paz.

 

No fim da tarde, encerramos às comemorações com a presença dos Padres que com muita fé nos abençoou dando encerramento as atividades com a parte mística da obra social, celebração da missa para os convidados e convidadas, nos fazendo refletir sobre a importância da atitude, da fé, do compromisso com o povo e com as crianças, das lutas de Bárbara Maix, das irmãs do Imaculado coração de Maria e do Sim de Jesus para que a Congregação das Irmãs levem a esperança na vida de suas crianças e famílias, encerramos assim com a parte espiritual e com a partilha de bolo em comunhão com todos os presentes.

“Que os seus 170 anos ICM continuem se concretizando em um mundo mais humano e igualitário, por uma sociedade mais justa.”