Agosto – Mês das Vocações

No mês de Agosto, mês dedicado às Vocações, no Educandário São José do Belém os educandos e educadores se envolveram no sentido de conversar, refletir e rezar sobre o Tema Vocação.
Nas várias atividades e oficinas, os educandos e educadores, no processo de aprendizagem, estudaram as vocações celebradas nesse mês: Sacerdotal, Diaconal, Religiosa, Familiar, Leiga e a importância da Educação Social para a vida.

Foi construído o valor de cada Vocação para a igreja e para a sociedade: o papel do Padre e sua missão junto ao povo nas comunidades e Igreja local; o papel do Pai no seio da família; a missão dos leigos/leigas para o processo de evangelização e testemunho cristão na sociedade e a missão da Vida Religiosa Consagrada nos espaços comunitários e sua presença no meio do povo. Foi lembrado com as crianças/jovens que cada chamado de Deus exige resposta pessoal, como filho/filha amada de Deus, com práticas generosas de amor, respeito, perdão, amizade, companheirismo… e também diferenciamos os significados de profissão (aptidão ou escolha pessoal para exercer um trabalho) e Vocação (chamado de Deus para uma missão, que se origina na pessoa como reação-aspiração do ser).
Nas palavras do Papa Francisco, Deus chama-nos a fazer parte da igreja e, depois de um certo amadurecimento nela, assumimos uma vocação específica. Foi nesse contexto que a Coordenação de Pastoral do Educandário São José do Belém trabalhou com os educadores a fim de brotar no coração de cada um uma proposta humana que estimule nas crianças e nos jovens o desejo de movimentar-se, ir ao encontro dos ensinamentos de Jesus Cristo, viver a sua proposta, deixando germinar o chamado de Deus.
O Papa Francisco ressalta a importância de trabalhar com a juventude, de se comunicar com os jovens, não uma comunicação que nada se entenda. Mas despertar neles a esperança de um novo sopro, de uma nova caminhada em Cristo.

O mês Vocacional foi encerrado com Celebração da Missa, dia 29/08/2019, na capela do Educandário, presidida pelo Pe. Marcelo Maróstica, pároco da Paróquia São José do Belém, com todos os usuários da Obra, ressaltando o Tema Vocações como o despertar de todas as cores, todos os credos destacando que a vocação nunca é somente
“minha”, mas é sempre “para e com os outros”. Na oração do Pai Nosso, o Padre nos convidou a dar-nos as mãos para rezar a oração que Jesus Cristo nos ensinou, mostrando-nos que no Projeto de Deus nada se faz sozinho, mas em comunidade. Tudo é construído coletivamente. Assim deveria ser na Igreja e na sociedade, colaborando para um mundo mais humano, fraterno e solidário.

“Que Cristo vivo se faça presente em todos os nossos dias em comunhão com o nosso próximo!”