Da obra para o Mundo

Crianças e jovens promovem ações educativas de cuidado ao outro, inspirados na vida e obra de Ir. Dulce: a Santa dos Pobres.

São Paulo (SP) | Na quarta-feira, 11/03, crianças e adolescentes do Educandário São José do Belém promoveram ações vinculadas à vida e obra da Santa dos Pobres, acolhendo a visita/intercâmbio do Colégio Agostiniano Mendel.

Na acolhida, Irmã Josélia Ramos, diretora do Educandário, deu as boas vindas e apresentou, de forma dinâmica, a obra e a missão da unidade. A irmã em uma de suas palavras, nos fez recuperar a história do livro “O pequeno Príncipe”:  ¨Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz¨, mostrando aos convidados que a família Educandário aguardava ansiosamente a chegada de todos. Em seguida, passou a palavra para o adolescente Luís Felipe que conduziu a oração do Pai Nosso colocando as atividades e o dianas mãos de Deus.

No primeiro momento, o grupo se acomodou-se no pátio central do Educandário para prestigiar as diversas apresentações pictóricas, preparadas pelos educadores e jovens. A primeira apresentação foi narrada com base na campanha da fraternidade de 2020, cujo tema é ¨Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou dele” (Lc 10,33-34), e o Lema: ¨Fraternidade e Vida: dom e compromisso¨. As crianças e jovens mostraram, com  exemplos, aquilo que com palavras ensinamos – um dos ensinamentos da Bem-Aventurada Bárbara Maix.

No segundo momento, as adolescentes do Educandário organizaram uma dança para exemplificar a importância de atitudes de respeito ao próximo. 15 meninas coreografaram a música: ¨Dança da Paz¨. Nos passos, nos ritmos, em cada transpiração e respiração, as jovens enfatizaram a importância da cultura da paz entre famílias, grupos, regiões e países.

No final, as crianças e jovens de ambas as instituições tiveram contatos com os vários espaços que proporcionamos diariamente em nosso Educandário; puderam construir experiências de atividades em grupos, na quadra poliesportiva, danças e desenhos.  A diversão marcou uma manhã promovida para o bem. As atividades finalizaram com o almoço que as Irmãs e colaboradores prepararam.

“Quem tem mãos para servir, não tem tempo para fazer o mal” (Irmã Dulce).

Quem tem mãos para servir, não tem tempo para fazer o mal.

Irmã Dulce

Confiram o vídeo de apresentação: