fbpx

O Projeto: Do Ventre para Sempre

 

O projeto ¨Do ventre para Sempre¨  nasceu da vontade de levar muito mais que comunicação a sociedade civil. Nasceu para melhorar a qualidade e garantir os Direitos invioláveis a vida de crianças e jovens através de ações e proteções para além da Unidade Socioassistencial: Educandário São José do Belém.

 

                                 Toda criança é cidadã do Mundo!                             

Deve ser

Acolhida 

Desde o ventre 

E também

Quando chega a vida!

Deus nos vê como pedras

De subido valor

O projeto foi composto de três eixos formativos: Curso oferecido pelo VII- Simpósio Nacional de fortalecimento do sistema de garantia de Direitos- ECA 30 anos (disponibilizados a todos os colaboradores), mobilização digital contra a exploração sexual e qualquer violação de direitos da Infância e da Juventude através de uma videoconferência entre os educadores e a equipe de gestão da Unidade Socioassistêncial e, por fim, a criação do poema Do Ventre para Sempre que ganhou um vídeo clipe, reportamos ao tempo da Bem-Aventurada Bárbara Maix que hoje inspira a nossa missão evangelizadora, acolhendo crianças, adolescentes, jovens e famílias como “pérolas de subido valor”.

Por sua vez, o projeto buscou dialogar com toda a sociedade e torná-la uma aliada no combate à violência sexual contra a criança e o adolescente. Futuramente, o trabalho, nesse campo de atuação, ganhará uma proposta Triangular, isto é: tem por base trabalhar três vertentes do conhecimento em arte: o fazer artístico, a leitura da imagem e a contextualização histórica.

Em seu conjunto, o projeto ¨Do ventre para Sempre¨  buscou lançar um pouco de luz e reduzir a invisibilidade que ronda o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nós, do Educandário São José do Belém, acreditamos que o conhecimento está na base de toda intervenção educativa e legal. Esta publicação tem o objetivo de favorecer as reflexões sobre a temática e, particularmente, sobre as iniciativas realizadas nesse campo, no contexto do projeto ¨Do ventre para Sempre¨  . Esperamos que as experiências aqui descritas possam elucidar todos os atores envolvidos no tema em seu valoroso trabalho cotidiano.

Assistam este lindo vídeo formatado para todos vocês, ajudem a divulgar e espalhar esta mensagem, esta linda missão, que é o cuidar, o direito, o bem de todos! Muito obrigado e que Deus e Bárbara Maix abençoem a todos!

Equipe Educandário São José do Belém

 

Atividade: Sacolas Literárias
Menu