Projeto de Férias: “Prazer, meu nome é Respeito”

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver”

                                                             Mário Quintana

A criança e o adolescente em processo de formação cidadã, no espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, têm a possibilidade de assumir-se como sujeito sócio-histórico de direitos. Assumir-se como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos.

Assim, o educador social, no processo dialógico, é o mediador de conflitos; ele afeta e é afetado. Conforme Espinosa (2003), a capacidade de afetar e ser afetado pode ser dita analogicamente como pode deixar marcas no outro e ter marcas do outro em si.

O projeto de férias “Prazer, meu nome é respeito” foi construído, coletivamente, pelos Educadores Sociais do Educandário São José do Belém, a partir de conversas com os educandos, em rodas de diálogos, atividades e oficinas, a fim de explorar (e minimizar), por meio da arte, situações de conflitos do dia a dia, como agressões e atitudes de preconceito devido à intolerância entre os educandos.

É nesse contexto social e histórico que o projeto, acima referido, foi pensado e criado pelos educadores, como medida de proteger a integridade física e mental dos aprendizes, uma vez que é no contato com o outro e suas diferenças que favorecemos a valorização da vida humana, o sentimento de pertencimento e o acolhimento das diferenças.

Cabe-nos criar um ambiente que gere a melhoria das relações interpessoais no Educandário e, para isso, a ARTE nas suas linguagens (teatro, música, arte visual e dança), propicia às crianças e aos adolescentes uma oportunidade única para esse desenvolvimento.

Por meio de uma abordagem contemporânea, as apresentações e suas múltiplas linguagens versam sobre a tolerância com as pessoas deficientes e com transtornos, a não-violência contra a pessoa idosa, o empoderamento étnico-racial através da aceitação do seu biótipo (cabelos crespos) e, principalmente, a valorização do ser humano que qualificam as pessoas acima de modismo e marcas/grifes.

 

Bárbara Maix – Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria – nos deixou um legado, através de sua vida e história, de seus exemplos de aceitação e transformação da vida de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, com base na pedagogia de Jesus Cristo: “amar ao próximo como a si mesmo”.

Diante disso, cada rabisco, cada palavra, cada dedicação nos ensaios tiveram repercussão dentro e fora dos muros do “querido Edu”– como a comunidade carinhosamente o adjetivou.

No Educandário, crianças e adolescentes estão praticando os valores ensinados para uma vida solidária e em comunhão, tão bem ressaltadas nas palavras da educadora social, Elisângela Martins que ensaiou os educandos:

“Ao iniciar os ensaios e observando a maneira como cada criança se expressava e assumia o seu papel, comecei a enxergar a particularidade de cada criança, sua timidez, espontaneidade, alegria, descontração, destreza, e concentração. Essas experiências me fez repensar o quanto é importante observar o dia a dia, levando sempre em conta o jeito de ser e a realidade de cada criança ou adolescente, criando e adotando novas estratégias para aprimorar e estimular as suas habilidades. Através desta pequena e rica dramatização, trabalhando com o tema “Bullying”, ficou visível o quanto é desafiador lidar com esse assunto com as crianças. Elas precisam entender a importância da minha atuação como educadora e mediadora. E eu, preciso ficar mais atenta a esses sinais em sala para identificar, combater e prevenir o bullying. Através de conversas, vamos criando e fortalecendo vínculos, gerando nos educandos a confiança, segurança, coragem e autoestima, conforme é exemplificado no poema abaixo, criado pelas crianças de nosso centro de convivência”:

 

Bullying

Começa com palavras que ofendem

E as vítimas não entendem.

Depois, vem a agressão

causa até depressão.

Muitos podem tirar vidas,

Ou até se matar.

 

Vamos nos conscientizar

E muitas vidas e pessoas

SALVAR

Desse crime cruel e infantil

Que é cometido de Leste a Oeste

De Norte a Sul, até mesmo em todo Brasil.

 DIGA não ao

BULLYING

Para ser um mundo melhor!

 Vamos nos unir em um SÓ!

 

Educandos do educandário São José do Belém

O projeto de Férias teve uma repercussão nas ações das crianças e adolescentes. Na reunião do Conselho de Gestão do Educandário São José do Belém, foi sugerido, pelos colaboradores e pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria a representação do teatro à comunidade em 19 de outubro por ocasião da comemoração ao dia da Família, enfatizando os valores do amor ao próximo sem distinção de crenças, etnias, condição socioeconômicas, entre outros.

As crianças, em suas atitudes, passaram a incentivar os colegas a não praticar e incentivar ações que desestimulem o outro e o coloque em situação de risco. Uns aos outros passaram a valorizar suas limitações. Uma criança ressaltou à outra:

– “Ei, você esqueceu do respeito?”

 

 

“Mostremos com nosso exemplo aquilo que com palavras ensinamos”.

                                                                                                 (Bárbara Maix)

Louvado seja Deus por tudo!