Sobre o APMAUX

APMAUX – Parceria entre família, escola e comunidade.

A participação dos pais na vida estudantil dos filhos vai além do comparecimento a reuniões e eventos escolares, devendo sair do patamar de assistência familiar para o de gestão democrática na comunidade escolar. Por meio da Associação de Pais e Mestres (APMAUX), as famílias tem uma atuação direta e mais efetiva no processo educacional das crianças.

A APMAUX foi criada em 30 de maio de 1967, e é uma associação sem fins lucrativos que representa os interesses comuns dos profissionais e dos pais dos alunos da escola, sempre levando em conta a opinião dos mesmos na gestão e com o objetivo de impactar positivamente na aprendizagem dos alunos e na qualidade da Educação oferecida pela escola. A APMAUX permite que famílias e escola dialoguem, promovendo uma integração da comunidade com a instituição de forma democrática.

Os objetivos da APMAUX são:

– Colaborar com a direção da Escola para atingir os objetivos educacionais pretendidos;

– Representar os interesses de pais e familiares em prol da educação das crianças frente à comunidade escolar;

– Favorecer o entrosamento entre pais e professores possibilitando: a melhoria do ensino e aproveitamento escolar de seus filhos; a programação de atividades culturais e de lazer;

– Ajudar na promoção de parcerias da escola com outras entidades, observar o andamento das obras da infraestrutura da escola e definir as aplicações do dinheiro ganho com os eventos e festas, promovidos pela Associação;

– Por fim, contribuir para ampliar o conceito de escola para ser um centro de atividades comunitárias.

Com esse intuito, juntamente com a Direção e os demais segmentos, promove e contribui para a realização de eventos sociais, esportivos, de atualização profissional, assistenciais e recreativos, envolvendo alunos e professores.

A APMAUX é constituída pelos pais de todos os alunos e pelos professores em exercício na Escola, sua diretoria é eleita através de voto direto pelo prazo de dois anos. Além da diretoria eleita, a Associação conta com a ajuda de diversos pais nos eventos que promove, o que edifica ainda mais a parceria família e escola. A APMAUX acredita que o papel educador é de responsabilidade da família, para que o papel pedagógico possa ser exercido pela escola com boa qualidade. O caminho e a parceria entre família e q escola é fundamental e ambas precisam se acolher, se entender e se ajudar, para o bem comum da criança que esta sendo preparada como pessoa para viver em sociedade.

E com esse pensamento, a APMAUX parabeniza a Escola Nossa Senhora Auxiliadora pelos 72 anos em que auxilia na formação de nossas crianças e reafirma o seu comprometimento de continuar servindo e auxiliando nas ações que visem o bem estar da comunidade escolar.