Normas de Convivência

Sobre as Normas de Convivência

Para que todos tenham a mesma referência na sua conduta, a Escola Auxiliadora, baseada na Proposta Educacional da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, estabelece normas, a fim de que a Comunidade Escolar mantenha uma convivência saudável.

1. O uso do uniforme é obrigatório todos os dias, independente de lanches compartilhados, datas comemorativas e passeios da escola (camiseta da escola/bermuda ou calça da escola ou jeans azul).

2. O uso do uniforme é obrigatório para os Alunos da manhã e da tarde, inclusive para frequentarem reforços escolares, laboratórios de aprendizagem, biblioteca e outros no turno inverso.

3. O uso do celular é proibido, salvo quando solicitado pelo professor. Consequência: caso utilize o celular sem a permissão do professor, o mesmo será retirado e levado à direção e os pais deverão retirar.

4. Saídas antecipadas, somente com a autorização dos pais via agenda. Não será aceito pedido via telefone.

5. Quando faltar aula, o aluno deve buscar o material com o professor ou um colega.

6. Trazer agenda todos os dias.

7. Trazer copo ou garrafinha de água todos os dias.

8. Sempre respeitar os professores, funcionários, irmãs e colegas.

9. Zelar pelo patrimônio escolar.

10. Vestir roupas adequadas e cabelo amarrado para a Educação Física. Consequência: não participa da aula prática e realiza um relatório da aula.

11. Responsabilizar-se pelos seus pertences e materiais, identificando-os. A escola não se responsabiliza pela perda dos objetos.

12. O não comparecimento na prova na data marcada pelo professor, somente será realizada em data posterior e turno inverso mediante a apresentação de atestado médico à coordenação no prazo de 48h após o retorno a escola.

13. Xerox e impressões particulares serão cobradas e deverão ser feitas na hora do recreio.

14. É dever do aluno entregar os trabalhos nas datas estipuladas, bem como realizar os temas de casa.

15. Expressamente proibido portar canivetes, facas, lanças ou qualquer tipo de objeto que ofereça risco a si e aos outros.

16. Agressões físicas e verbais dentro do ambiente escolas são INADMISSÍVEIS e receberão sansões de acordo com a LEI Nº 13.185, de 6 de novembro de 2015.

17. Atestados por doença justificam, porém não abonam faltas.

18. Três faltas consecutivas sem aviso serão comunicadas ao conselho tutelar.

19. O aluno que exceder 25% de faltas ao longo do ano será reprovado.

20. Todas as disciplinas são importantes e, por isso, podem reprovar o aluno.

21. Grupos de WhatsApp: professores não participarão de grupos de pais e nem de alunos e não responderão mensagens, incluindo demais mídias sociais. O único meio de comunicação é a agenda.

22. Assuntos abordados em grupos de WhatsApp e demais redes sociais são de responsabilidade dos alunos e dos pais – NÃO SERÃO ABORDADOS E NEM DISCUTIDOS NA ESCOLA.

23. A saída de Alunos, durante as aulas, para irem à biblioteca, secretaria, tesouraria, xerox, bar, sala dos Professores, recepções, SOP … não é permitida. Esses serviços atendem durante o recreio, nos períodos livres e nos turnos inversos.

24. A entrega de materiais e recados é feita somente na troca de períodos, bem como a entrada e a liberação de Alunos. As aulas não são interrompidas.

25. Os Alunos que não estão em sala de aula, no início dos períodos, aguardam a próxima aula na biblioteca.

26. Por medida de segurança, durante o recreio e nos períodos de aulas em salas especiais, a sala de aula é chaveada, não permanecendo ali nenhum Aluno.

27. O material escolar e o uniforme devem ser identificados. Em caso de perda, procurar na recepção.

28. A Escola não se responsabiliza pelos pertences dos Alunos (jogos eletrônicos, aparelhos, joias, valores em dinheiro, celulares, peças do uniforme, material escolar…).

29. Os comunicados aos Pais/Responsáveis e aos Professores são feitos via agenda da Escola, obedecendo à data (inclusive casos de saídas antecipadas). Pedidos feitos por telefone ou em outro local que não seja a referida agenda não são aceitos.

30. Após sinal para a troca de períodos, os alunos devem permanecer em sala, preparando-se para a próxima aula.

31. A escola não administra qualquer tipo de medicação vinda de casa sem a receita médica – Exigência da Vigilância Sanitária.

32. Não é permitido o uso da internet para acesso às redes sociais, sites de jogos, chats e afins.

33. A Escola não fornece endereços, telefones, e-mails e afins de Alunos, Professores e respectivos familiares.

34. Uniformes customizados ou modificados na sua estrutura original não serão aceitos.

35. Boné não faz parte do uniforme escolar, portanto não é permitido o uso em sala de aula.

36. É proibido  gravar aulas, palestras, encontros, educadores e colegas sem autorização.

37. É proibido publicar na internet, fotos, filmagens ou brincadeiras que envolvam educadores, colegas ou a Escola em geral sem autorização.

38. É proibido fraudar trabalhos, provas ou objetos, pois implicará em penalidades.

39. Alunos e familiares devem acatar os critérios utilizados pela Escola para a organização das turmas, dos horários e das regras.