BANDEIRAS HISTÓRICAS DO BRASIL!

1ª ORDEM DE CRISTO
A Ordem de Cristo era uma associação rica e poderosa que patrocinou as Grandes Navegações Portuguesas. Participou das duas primeiras missas rezadas no Brasil. Foi criada em 14-03-1319 a pedido de D. Dinis. Era pintada nas velas da frota de Pedro Alvares Cabral.

1

2ª BANDEIRA REAL
Além da Bandeira Ordem de Cristo, as naus lusas usavam a estandarte real branco com as armas portuguesas, que foi a primeira bandeira do Reino de Portugal. Foi criada por D. Afonso Henriques, o fundador da Monarquia Portuguesa. Os sete castelos dourados sobre o fundo vermelho representam o sangue português derramado na guerra contra os Mouros; os castelos representam as sete fortalezas conquistadas.
A Bandeira Real vigorou de 1500 à 1521.

2

3ª BANDEIRA DE D. JOÃO III
Pavilhão Nacional português de 1521 à 1614, período em que o Brasil passou pelo período do colonizador Martim Afonso de Souza que dividiu as terras brasileiras em Capitanias Hereditárias. Ao cria-la, D João III suprimiu a Cruz da Ordem de Cristo e colocou sobre o escudo a Coroa Real em amarelo ouro, mantendo ao centro os cinco escudos azuis em forma de cruz.

3

4ª BANDEIRA DO DOMÍNIO ESPANHOL
Vigorou de 1616 à 1640.Foi a bandeira portuguesa usada na ocupação espanhola. Foi criada por Felipe II, o Rei da Espanha. Deveria ser hasteada em Portugal enquanto nas colônias ainda vigorava a bandeira de D. João III. Esta bandeira assistiu a invasão Holandesa no nordeste e ao início da expansão Bandeirante, propiciada em parte pela União Ibérica.

4

5ª BANDEIRA DA RESTAURAÇÃO
Vigorou de 1640 à 1683, também conhecida como “Bandeira de D. João IV”, foi instituída logo após o fim do domínio espanhol. A ideia era caracterizar o ressurgimento do Reino Lusitano sob a casa de Bragança. A orla azul a ideia de Pátria e o culto de Nossa Senhora da Conceição, que passou a ser a Padroeira de Portugal, no ano de 1646.

5

6ª BANDEIRA DO PRINCIPADO DO BRASIL
Vigorou de 1645 à 1816.Esta foi a bandeira criada especialmente Para o Brasil. D. João conferiu a seu filho Teodosio o título de “Príncipe do Brasil”. Não devemos der esta bandeira como sendo a primeira de nossa nacionalidade pois não éramos uma nação soberana. Ela foi criada devido apenas em homenagem Teodosio ao título que recebeu.
Tinha um emblema da esfera armilar de ouro simbolizando autoridade, domínio, poder, soberania. Ao fundo um pavilhão na cor branco.

6

7ª REINO UNIDO DE PORTUGAL, BRASIL E ALGARVES
Em 13 de maio de 1816, D. João elevou o Brasil a Reino, dando-lhe por armas a mesma esfera armilar, agora em fundo azul. Ao mesmo tempo, deliberou reunir num segundo escudo as armas do Brasil e as de Portugal e Algarves, sobrepondo estas àquelas e dando-lhes por timbre a Coroa Real. Este novo escudo, colocado num pavilhão branco, passou a constituir a Bandeira do Reino Unido.
Foi a designação oficial assumida em 16 de dezembro de 1815, a elevação do então Estado do Brasil.
A Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil de Algarve vigorou de 1816 à 1821.
Oficialmente o Estado do Brasil como Reino Unido ao de Portugal só terminou após a ratificação de ambas as partes, representantes brasileiros e portugueses.
Neste período histórico havia um governo de Monarquia Absoluta e Constitucional.

7

8ª BANDEIRA DO REGIME CONSTITUCIONAL
Vigorou de 1821 à 1822. A Revolução do Porto de 1820 fez prevalecer em Portugal os ideais liberais da Revolução Francesa, abolindo a Monarquia Absoluta e instituindo o Regime Constitucional, cujo pavilhão foi criado em 21 de agosto de 1821. Foi a última bandeira lusitana a tremular no Brasil.

8

9ª BANDEIRA IMPERIAL DO BRASIL
D. Pedro I escolheu pessoalmente todas as cores desta bandeira, que foi desenhada pelo pintor Francês Debreti Verde. As cores verde e amarelo representam a riqueza e a primavera eterna do Brasil. O losango inscrito num retângulo foi símbolo inspirado nas bandeiras militares francesas. As 19 estrelas de prata representam as províncias brasileiras. Mantem-se a cruz de Cristo, a esfera armilar ,um escudo encima pela coroa Imperial, abraçadas por dois ramos, o café e o fumo.
A única alteração efetuada nesta bandeira ocorreria no Segundo Reinado, quando por volta de 1870, D. Pedro II resolveu acrescentar a vigésima estrela.

9

10ª BANDEIRA ESTADOS UNIDOS DO BRASIL
Ao proclamar a República manteve-se a bandeira do Império, apenas com a eliminação da coroa. No entanto de 16 à 19 de novembro de 1889, foi aprovada como Bandeira Nacional. Inspirada na Bandeira Americana, formada por 13 listras horizontais verde –amarelo e vinte e uma estrelas de prata em campo azul.
A Bandeira Estados Unidos do Brasil foi a primeira bandeira republicana brasileira, um símbolo que a história brasileira gostaria de esquecer e de fato, praticamente esqueceu, pois mesmo sendo uma Bandeira Oficial, é bastante difícil encontrá-la nos livros de história.

10

11ª BANDEIRA NACIONAL
Foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O professor Manuel Pereira Reis, catedrático de astronomia, deu as estrelas a projeção desejada. Não existe identificação oficial das estrelas com os Estados brasileiros. A comissão designada para estudar a nova bandeira do Brasil foi composta por Benjmim Constant, Quintino Bocaiúva, Demétrio Ribeiro, Couto Magalhães, Rui Barbosa, Lucena entre outros. O lema escrito em verde na zona branca foi resumida por Miguel Lemos. Segundo Augusto Comte, significa: “O Amor por princípio, Ordem por base e Progresso por fim“. A primeira Bandeira Nacional, arvorada às 12 horas do dia 19 de novembro de 1889, data da sua adoção oficial, foi bordada por Dona Flora Simas de Carvalho, em pano de algodão, com solenidade na Câmara do Rio de Janeiro.

11

 

SIGNIFICADO DE SUAS CORES:
Retângulo Verde: significa as extensas matas e florestas de todo o Brasil. Também é em homenagem a D. Pedro I, que era a cor real da casa de Bragança.
Losango amarelo: representa o ouro e a riqueza do país, simboliza a casa de Habsburgo da família de Dona Leopoldina, arquiduquesa da Àustria e a Imperatriz do Brasil.
Esfera azul: representa o céu azul da noite do Rio de Janeiro no 15 de novembro de 1889.
Branco: representa a paz. Estas estrelas que ponteiam o céu da Bandeira representam os Estados e o Distrito Federal.

Observação: Este trabalho de pesquisa foi oportunizado para a turma do 6º ano, ao qual foi pesquisado, resumido e apresentado com muito louvor. A coordenação da pesquisa e das apresentações ficou a cargo da professora Claudete, na disciplina de História, porque sentimos o quanto é importante conhecer um pouco da história de nosso País.