Dia da Fantasia.

O universo infantil é povoado por seres inventados, lendas e alegorias. Alimentado pelos pais, esse universo de papai Noel, coelho da páscoa, Fada do dente entre outros, acaba chegando até a escola e nela ampliando-se para princesas, super-heróis e personagens folclóricos. A fantasia pode ser um recurso importantíssimo no desenvolvimento das crianças e deve ser estimulada desde cedo, uma vez que ela pode facilitar a criança uma melhor organização de seus afetos e as percepções que vem desenvolvendo sobre si mesma e sobre o mundo.

Assim, aproveitamos esta capacidade natural da criança para que possam experimentar outras formas de ser e estar nesse mundo, pois a fantasia pode ajudar uma criança tímida a se tornar mais solta e corajosa, uma vez que pode se esconder atrás de uma máscara. Permite melhorar a autoestima; ensinar valores fundamentais como cuidar do outro e do mundo; facilita expressões de agressividade de uma forma saudável; entre tantas outras contribuições.

Estimular a imaginação, através do uso da fantasia, não é tirar a criança da realidade. É dar meios para que ela possa entender o mundo que a cerca. Utilizar fábulas para transferir valores sociais é empregar uma linguagem que a criança está apta a processar.

Oração.
Viver é plantar!