A equipe integrada pelas ex-alunas Ana Luísa e Julia conquistou o 1º lugar pelo estado do RS e no dia 20 de agosto, para a prova final, a equipe esteve em Campinas, local em que competiram com mais de 300 equipes vindas de todo o país e trouxeram a medalha de bronze para o Estado.

Abaixo a ex-aluna Ana Luísa deixa um depoimento da sua trajetória e dedicação à vida escolar.

“A Escola Nossa Senhora Auxiliadora foi onde cresci e estudei minha vida inteira, um lugar que definitivamente desempenhou um papel essencial na formação da pessoa que sou hoje. Muito além de aprendizados conteudistas, essa escola também me ensinou a desenvolver habilidades que me proporcionaram chegar aonde cheguei. Entre todas as oportunidades que essa escola me proporcionou, uma delas foi escolher o Instituto Federal Farroupilha como a instituição de ensino que eu ingressei após minha trajetória do ensino fundamental. Com o apoio dos professores e da direção, consegui aprofundar meus conhecimentos e ingressar no curso Técnico de Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Além do esforço individual como aluna, a base de ensino que carrego, proporcionada pela Escola Auxiliadora foi essencial para as conquistas que realizei até hoje e as que realizarei no futuro. Muito mais que uma escola, o Auxiliadora foi minha segunda casa por 13 anos. Sou muito grata por todos os aprendizados e experiências que adquiri nesse tempo. Sem sombra de dúvidas, uma base de ensino dedicada ao aprendizado e o bem estar do aluno faz toda a diferença!”

A 16ª edição da ONHB contou com número recorde de inscritos, com 51,2 mil grupos. Na final, foram entregues 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 37 de bronze, além de troféus às escolas com grupos medalhistas e medalhas de honra ao mérito aos demais participantes. O estado Rio Grande do Sul somou três medalhas.
Na ONHB, os grupos são formados por três estudantes dos ensinos fundamental ou médio e um professor de História. As equipes que chegaram à final participaram de seis fases online realizadas entre maio e junho. Na fase final, os estudantes tiveram de realizar uma prova dissertativa que teve como tema a repatriação do Manto Tupinambá, do século XVI, em julho de 2024. O Manto estava no Museu Nacional da Dinamarca e foi entregue ao Museu Nacional do Rio de Janeiro. Os estudantes também tiveram que refletir sobre questões da cultura material.
A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.
Fonte: assessoria de imprensa ONHB