Inclusão é o tema do Seminário da Rede ICM de Educação

 

A inclusão é o tema do primeiro grande evento presencial da Rede ICM de Educação em 2023. O Seminário de Formação acontece nesta segunda e terça-feira, 20 e 21 de março, no Centro de Espiritualidade Cristo Redentor – CECREI, em São Leopoldo/RS.

Mais de 70 participantes, entre Irmãs e colaboradores que atuam como Diretoras, Vice-diretoras, Serviço de Orientação Educacional (SOE), Serviço de Psicologia (SPE), Educador Especial (AEE) e o Comitê de Educação, participam do encontro.

Irmã Elenar Luísa Berghahn, coordenadora do Setor Educação, destaca a motivação do evento:

“O objetivo do nosso seminário é refletir as demandas os desafios que a inclusão nos traz para trabalharmos de forma colaborativa entre professores, equipes administrativas e também somáramos na direção de fazer da escola um espaço acolhedor e inclusivo em todas as unidades, e com todos os que se dirigem a nós. É acolher e ao mesmo em que se acolhe, educar.”, disse.

Lenir Moraes, assessora pedagógica da Rede ICM afirma que a inclusão é um tema trabalhado já desde o ano passado. O seminário desse ano dá continuidade aos estudos e apontamentos indicados pelas unidades.

Lenir destaca que o primeiro dia de encontro é dedicado a revisão do Plano de Inclusão da Rede ICM de Educação, a partir de uma análise da prática do plano no cotidiano escolar. Luciana dos Santos Silveira e Alexandra Monteiro, profissionais do Colégio Dom Feliciano, dinamizam o tema com os participantes. Já a parte da tarde da segunda e a manhã da terça-feira será dedicada ao estudo do tema: “Inclusão no cotidiano das Escolas e intervenções pedagógicas”, assessorado pela professora Vanessa Freitas.

Por fim, na tarde da terça, haverá a apresentação de cases de boas práticas na Rede ICM. Para isso, as unidades Colégio Imaculada (Dois Irmãos/RS), Escola Nossa Senhora Auxiliadora (Frederico Westphalen/RS), Escola Cristo Rei (Rio Grande/RS) e o Colégio Nossa Senhora da Glória (Porto alegre/RS), apresentarão suas práticas referentes ao tema.

 

Fonte: https://www.redeicm.org.br/blog/inclusao-e-o-tema-do-seminario-da-rede-icm-de-educacao/


Por: Magnus Regis | comunicacao@redeicm.org.br

 

CONHECENDO NOSSO CORPO – PRÉ 1 B
HIGIENE PESSOAL – PRÉ 1 C