Poema de Cordel.

Em comemoração aos 73 anos da escola, os alunos do 4° ano, criaram um Poema de Cordel para registrar a data importante. A alegria de fazer parte dessa história e a saudade do ambiente escolar foram os pilares para a construção.

🎂 Feliz aniversário nossa escola querida, parabéns Escola Nossa Senhora Auxiliadora! 🥳

📍 VOCÊ SABE O QUE É UM CORDEL?

🔗A origem dos cordéis são as cantigas dos trovadores medievais, que comentavam as notícias da época usando versos, que eles próprios cantavam, frequentemente de forma cômica. Com o tempo, tais artistas começaram a registrar suas falas em folhas soltas, conhecidas em Portugal como “volantes”, e prendê-las em torno do corpo em barbantes para que as recitassem e, ao mesmo tempo, garantissem as mãos livres para os movimentos.

🔗A tradição chegou ao Nordeste do Brasil com os colonizadores portugueses e, ao longo dos séculos, adquiriu características próprias. Ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, possibilitando que a população mais simples entendesse. Seus autores ficaram conhecidos como poetas de bancada ou de gabinete. Aqui no Brasil, a literatura de cordel popularizou-se por meio dos violeiros, que se assemelham muito aos trovadores medievais por contarem uma história musicada e rimada nas ruas das cidades, popularizando os poemas que depois viriam a ser os cordéis.

👩‍🏫 Professora Grazieli Noro Grabowski e Jonara Rossatto

 

AUXILIADORA: HÁ 73 ANOS.
💞Homenagem do 5 Ano 52 à Escola Auxiliadora💞