VOCÊ SABE COMO MONTAR A LANCHEIRA DO SEU FILHO?

A nutricionista do colégio Nossa Senhora Auxiliadora dá dicas de como montar a lancheira da criança.

A alimentação saudável da criança é de extrema importância para o seu desenvolvimento e crescimento. É nessa fase que se determina os hábitos alimentares que serão adotados durante a fase adulta. A criança, como está em constante fase de desenvolvimento, precisa manter uma alimentação regrada e balanceada, cheia de nutrientes e vitaminas para garantir o seu crescimento saudável. Isso vale tanto para as refeições diárias principais como o café da manhã, que não pode faltar, almoço e jantar e, também para os lanches intermediários. Por isso, as mamães precisam ficar atentas com o que o seu filho está comendo na escola ou mesmo com o que estão colocando na lancheira dele.

O ideal é que a criança não fique muito tempo sem se alimentar, nada de intervalos grandes entre as refeições, deve se alimentar de 3 em 3 horas. Por isso o lanche saudável é muito importante, pois evita longos períodos de jejum e evita perda de peso, fraqueza e até mesmo tontura.

Os alimentos da lancheira não podem substituir uma refeição principal, devem ser uma refeição complementar.

Os alimentos são divididos em três categorias: energéticos, construtores e reguladores, a lancheira deve conter os três grupos.

Vamos entender melhor o papel de cada grupo para o crescimento da criança:

Alimentos energéticos: são aqueles que dão energia para a criança realizar todas as atividades diárias (correr, brincar, estudar…), servem como combustível para o organismo são eles, pães, bolachas, cereais, arroz, massa, batatas, etc.

Alimentos construtores:função desses alimentos é ajudar a construir os músculos, sangue e todos os órgãos do corpo. São as proteínas, como carnes, ovos, feijões, leites e derivados.

E, os alimentos reguladores fornecerem ao organismo vitaminas, minerais, fibras e água que regulam o seu funcionamento, são todas as frutas, legumes e verduras.

É IMPORTANTE que na lancheira contenha sempre lanches saudáveis, baseados em frutas, leite e seus derivados e pães.  Alimentos que possam estragar como os frios, iogurtes, alimentos gordurosos, como frituras, coxinha, risoles, refrigerantes, não devem estar na lancheira, balas, chicletes, chocolates e alimentos industrializados também devem ser evitados, pois podem causar malefícios à saúde da criança.

Para montar a lancheira saudável de seu filho, é importante ficar atenta à alguns itens:

  1. Combinar os alimentos para que não faltem nutrientes;
  2. Ter cuidados com a quantidade;
  3. Variar os alimentos;
  4. Cuidar da conservação;
  5. Cuidar da aparência do lanche
  6. Usar a criatividade.

 

IMPORTANTE: QUANTO MAIS COLORIDA FOR A PREPARAÇÃO, MAIS NUTRITIVA ELA SERÁ.

 

 Danila Teresinha Luza.

Nutricionista CRN 11731

lancheira

NOSSA ORAÇÃO SEMANAL
Aula de Artes. 5º Ano.