Provas e Avaliações

Seção II — Da Avaliação

Subseção l — Avaliação Institucional

Art. 121. A avaliação institucional é um elemento do processo de gestão, respeitados os fins e os objetivos expressos em documentos referenciais da Unidade de Ensino. Seus resultados servem de diagnóstico à reformulação do planejamento estratégico da Rede ICM de Educação e à implementação de novas estratégias para a operacionalização do processo de ensino e aprendizagem. Oportuniza espaço de ação-reflexão-ação, num comprometimento permanente do corpo docente e discente, com a finalidade de reorientar o processo e de oferecer parâmetros e propiciar mudanças de estratégias.

Subseção II — Da Avaliação da Aprendizagem

Art. 122. A avaliação é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, e é realizada durante o processo de construção e de reconstrução do conhecimento. A avaliação oferece diferentes percepções: ao aluno permite perceber como o seu aprendizado acontece; ao professor atesta a efetividade de suas estratégias pedagógicas e sinaliza mudanças e intervenções necessárias para auxiliar o aluno no seu percurso de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

Art. 123. Os processos avaliativos acompanham o desenvolvimento das competências, das habilidades e dos valores de acordo com as expectativas de aprendizagem definidas pelo professor em seu planejamento de ensino. Esses processos compreendem as seguintes dimensões da avaliação:

Diagnostica, mediadora, inclusiva e reguladora – É a avaliação do que já foi aprendido, visando ao reconhecimento dos caminhos percorridos e à identificação daqueles a serem redimensionados no processo de construção de conhecimentos e de saberes e na dinamização de níveis mais complexos de conhecimento.

Contínua e processual, formativa e integradora – Busca privilegiar as potencialidades, as habilidades, as competências e o crescimento para a autonomia e a cidadania, efetivados por meio de atividades formais e informais, realizadas em sala ou extraclasse para orientar o professor e o aluno sobre estratégias a serem adotadas para melhorar o desempenho académico e facilitar o processo de aprendizagem de cada aluno. São utilizados instrumentos avaliativos de registro das mais diversas formas e possibilidades do aluno.

Atitudinal – Avalia-se a capacidade de resiliência, persistência, aplicação ao trabalho, foco, determinação, participação colaborativa em sala de aula, esclarecimento de dúvidas, regularidade na entrega de tarefas e de trabalhos, hábitos de estudo entre outras habilidades que agregam à prática pedagógica a dialogicidade como meio para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e para a busca da construção de um sujeito interativo, ético, crítico e solidário.

Art. 124. A verificação do rendimento escolar é parte integrante do processo educativo e observará os seguintes critérios:

  1. avaliação contínua e formativa do desempenho do aluno nas atividades curriculares, considerando os resultados académicos bem como o desenvolvimento relativo do aluno ao longo do ano das habilidades descritas na seção da avaliação deste regimento; II. aproveitamento de estudos concluídos com êxito;

Sociedade Educação e Caridade – SEC l Colégio Imaculada Conceição Detentora do CEBAS

Subseção III – Dos instrumentos da avaliação

Art. 125. Para verificar o desempenho escolar do aluno, são utilizadas estratégias e instrumentos diversificados que especificam a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências.

Art. 126. Na Educação Infantil, os instrumentos de avaliação se estruturam em atividades diversificadas em que se pretende verificar o desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem dos conteúdos, das habilidades e das competências e valores, definidas para cada turma no planejamento de ensino.

Parágrafo único. A forma como serão organizados os instrumentos de avaliação em cada trimestre estará definida no Projeto Político-Pedagógico.

Art. 127. No 1° ano ao 5° ano do Ensino Fundamental, a avaliação compreende:

  1. Provas — instrumentos de verificação das expectativas de aprendizagem que englobam conteúdos, habilidades e competências trabalhadas ao longo das etapas letivas, seguindo o planejamento de ensino para cada turma no ano letivo.
  2. Atividades Diversificadas – permitem verificar a aquisição de recursos cognitivos que favoreçam a autonomia do aluno, através do registro de observações, simulados, relatórios, produções orais e escritas e trabalhos, podendo ser de diferentes formas e possibilidades de expressão, de acordo com as demandas pedagógicas da turma.

Parágrafo Único. A forma de organização e a sequência dos instrumentos de avaliação, em cada trimestre, estão definidas no Projeto Político-Pedagógico.

Art. 128. No 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, a avaliação permite analisar como o aluno constrói a sua própria aprendizagem, a partir da integração e da mobilização dos diferentes saberes. Compreende:

  1. Provas — instrumentos de verificação das expectativas de aprendizagem que englobam conteúdos, habilidades e competências trabalhadas ao longo das etapas letivas, seguindo o planejamento de ensino para cada turma no ano letivo.
  2. Atividades Diversificadas – são atividades, simulados, relatórios, produções orais e escritas e trabalhos, em que se pretende verificar o desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem dos conteúdos, das habilidades, das competências e dos valores, definidos para cada turma no planejamento de ensino, podendo ser de diferentes formas, de acordo com as demandas pedagógicas da turma.

Parágrafo Único. A forma de organização e a sequência dos instrumentos de avaliação, em cada trimestre, estão definidas no Projeto Político-Pedagógico.

Subseção IV — Da Expressão de Resultados

Art. 129. Na Educação infantil, os resultados do processo de avaliação serão expressos por meio de parecer descritivo semestral.

Art. 130. No 1°, 2° e 3° Ano do Ensino Fundamental, o resultado do processo de avaliação é expresso por meio de parecer descritivo trimestral.

Art. 131. Do 4° ao 5° Ano do Ensino Fundamental, o resultado da avaliação é expresso por meio de notas, em uma escala decimal de zero (0,0) a dez (10,0), representando o grau de desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem definidas no planejamento de ensino da turma, em cada área do conhecimento.

  • 1°. As expectativas de aprendizagem indicam os conteúdos, as habilidades e as competências que são desenvolvidas na etapa letiva correspondente e que são verificadas pelos instrumentos de avaliação a cada trimestre.
  • 2°. A nota final atribuída ao aluno resulta da média ponderada entre os graus obtidos em cada trimestre, conforme registro a seguir:
  1. O primeiro trimestre, peso 1.
  2. O segundo trimestre, peso 1.
  3. O terceiro trimestre, peso 2.

Art. 132. Do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, os resultados da avaliação são expressos por meio de notas, em uma escala decimal de zero (0,0) a dez (10,0), representando o grau de desenvolvimento do aluno frente às expectativas de aprendizagem definidas no planejamento de ensino da turma, para cada componente curricular.

  • 1°. As expectativas de aprendizagem indicam os conteúdos, as habilidades, as competências e os valores que são desenvolvidos na etapa letiva correspondente e que são verificadas pelos instrumentos de avaliação.